Enunciado

O que é separação do escoamento? O que o provoca? Qual é o efeito da separação do escoamento no coeficiente de arrasto?

Passo 1

Quando um fluido vem muito rápido e passa por um sólido, acontece algo bem bizarro!

Esse treco se chama SEPARAÇÃO DO ESCOAMENTO!

Passo 2

Mas o mais importante é que esse fenômeno costuma acontecer principalmente em superfícies curvas quando o fluido está em alta velocidade, e sendo mais específico ainda por causa dos gradientes de pressão que são criados ali.

Passo 3

Imagina agora o seguinte, você se lembra de como funciona a força de arrasto né? Quanto mais zoado forem as linhas de corrente, maior será esse “atrito” entre o fluido e um sólido, então a gente com isso já tem uma ideia de que se o fluido já chega em alta velocidade, em regime turbulento e fica mais turbulento ainda por causa da separação... meu irmão, o coeficiente de arrasto aumenta drasticamente quando esse fenômeno acontece!

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Qual a diferença entre velocidade a jusante e velocidade de escoamento livre? Para que tipo de escoamento essas duas velocidades são iguais?
Qual é o efeito da rugosidade superficial sobre o coeficiente de arrasto de atrito para escoamento laminar e turbulento?
Defina a área frontal de um corpo submetido a escoamento externo. Quando é adequado utilizar a área frontal nos cálculos de arrasto e sustentação?
Qual o efeito da forma perfilada no (a) arrasto de atrito e (b) no arrasto de pressão? (c) O arrasto que age no corpo necessariamente diminui com a forma perfilada? Explique.
Durante um dia frio de inverno, o vento sopra a 42 km/h, paralelo à parede de uma casa de 6m de altura e 10m de comprimento. Considerando que o ar externo está a 5ºC e a parede está a 12ºC, determine