Enunciado

O que é arrasto? O que o provoca? Por que habitualmente tentamos minimizá-lo?

Passo 1

Primeiro vamos entender o que é esse arrasto, certo?

Você com certeza quando um pequeno gafanhoto já abriu a janela do carro do seu pai ou do clássico busão nosso de cada dia e colocou o braço pra fora e abriu a mão, né?

Se lembra do que acontecia?

Não, não estou falando da sua mãe GRITANDO: GAFANHOTO, SE VOCÊ NÃO COLOCAR ESSE BRAÇO PRA DENTRO DO CARRO, EU MESMO VOU ARRANCAR ELE DE VOCÊ! Kkkk

Estou falando da sensação de que o ar estava empurrando sua mão pra trás com uma força, certo?

O ar estava parado, mas você estava em uma determinada velocidade. A força de arraste é exatamente essa sensação de “empurrar” do ar na sua mão.

Fazendo uma analogia, é como se ela fosse a força de atrito entre um fluido e um sólido quando eles são postos um contra o outro.

Então com isso conseguimos entender o que é a força de arraste de forma prática e como ela surge

Passo 2

Você deve ter percebido também que se o carro aumentasse muito a velocidade, parecia que a força do ar contra sua mão também aumentava né?

Então, é isso que acontece realmente... E queremos reduzir isso por vários motivos, mas vou usar o exemplo clássico de aerodinâmica.

Um peixe consegue nadar mais rápido que a gente, certo? Sabe qual é um dos motivos? Ele tem o corpo aerodinâmico pra caramba. É como se as linhas de corrente do fluido que passasse em volta dele não fossem tão dispersadas, então ele não fica “agarrado” ao fluido.

Ou um carro!! Atualmente fazem-se vários testes aerodinâmicos para que o automóvel disperso o mínimo possível para diminuir o consumo de combustível.

COMO ASSIM????? DIMINUIR CONSUMO DE COMBUSTÍVEL?

Exatoooooo!!!! Se você diminuir a força de arraste, o fluido empurrará com menos força o carro no sentido contrário que ele está andando e isso faz com que ele consiga atingir velocidades maiores e portanto percorrer distâncias maiores com menores gastos com combustíveis. Além disso, a diminuição dessa força de arraste diminui também vibrações e barulhos.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

O que o coeficiente de atrito representa no escoamento sobre placa plana? Como ele é relacionado com a força de arrasto que age na placa?
O que é viscosidade turbulenta? Qual sua causa?
Considere o escoamento de fluido sobre superfície com perfil de velocidade como u y = 100 y + 2 y 2 - 0,5 y 3 m / s Determine a tensão de cisalhamento na superfície da parede, se o fluido for (a) ar a
Considere uma placa plana posicionada dentro de um túnel de vento no qual o ar a 1 atm e temperatura de 20°C esteja fluindo a uma velocidade livre de 60 m/s. Qual é o tamanho mínimo da placa necessári
Considere o escoamento sobre a superfície com perfis de velocidade e de temperatura dados como u y = C 1 y + y 2 - y 3 T y = C 2 - e - 2 C 2 y Onde os coeficientes C 1 e C 2 são constantes. Determine