11.65. O carbono, com sua camada mais externa semipreenchida com elétrons – quatro, numa camada em que cabem oito – prontamente compartilha seus elétrons com outros átomos, e, com isso, forma um enorme número de moléculas, muitas das quais são moléculas orgânicas que constituem a espinha dorsal da matéria viva. Olhando para a tabela periódica, que outros elementos poderiam desempenhar um papel parecido com o do carbono para as formas de vida de outro planeta?

Passo 1

Vamos lá.

Como o enunciado explica, o carbono é um candidato ideal para formar um enorme número de moléculas, e essa liberdade toda vem da configuração da camada mais externa, que permite até quatro ligações.

Bom, a tabela periódica é organizada de uma maneira especifica, cada átomo de uma coluna tem o mesmo número de elétrons na última camada, então, se a gente pegar os elementos que estão na mesma coluna do carbono, a gente pode começar a escolher os candidatos a desempenhar a função de constituir a espinha dorsal da vida.

Na mesma camada que o carbono estão: Silício, Germânio, Estanho, Chumbo e Fleróvio. O Fleróvio (Uuq) é um elemento sintético, então a gente não precisa considerar ele. Agora os outros elementos, o chumbo e o estanho são metais, e metais compartilham elétrons de um jeito diferente dos não metais e metaloides, então as ligações não seriam tão similares as do carbono, ficamos só com silício e germânio.

O silício e o germânio seriam os próximos candidatos a compor a vida, mas o carbono ainda leva vantagem sobre eles. O silício por exemplo, pode entrar em combustão quando exposto ao oxigênio, e além disso, o carbono tem mais facilidade de se ligar a outro átomo de carbono, o que permite uma facilidade maior de criar cadeias extensas.

Resposta

O silício e o germânio.

Ver Outros Exercícios desse livro