Enunciado

2.10. Por que se diz que força é uma quantidade vetorial?

Passo 1

Tudo pronto para começar? Então vamos lá!

A gente vai precisar discutir conceitos nessa questão. Quem diria? Discutir conceitos em um livro chamado “Física Conceitual”.

Vamos falar de grandezas. Agora precisamos conhecer duas grandezas: escalar e vetorial.

A grandeza escalar é aquela que precisa só de um módulo, ou seja, tudo que a gente precisa para entender é um número, por exemplo, a altura. Quando alguém pergunta quanto você mede você pode responder simplesmente um número (eu meço 1,74 m). Agora quando se trata de uma grandeza vetorial a coisa é mais complexa, além do módulo a gente precisa dizer também o sentido e a direção. A velocidade é um exemplo de uma grandeza vetorial, porque se você me diz que estava correndo a 20   k m / h eu só sei um número, mas não sei para onde você estava correndo ou se estava indo ou voltando.

Passo 2

Agora vamos analisar a Força. Quando digo que apliquei uma força de 20   N em uma caixa, você sabe o módulo da força que apliquei, mas você não tem como saber para onde a caixa vai depois que eu aplicar a força. E por isso dizemos que a força é uma grandeza vetorial, porque além do módulo, é necessário dizer também a direção da força, que seria a linha de ação da força, e o sentido dela também, que me responde se estou indo ou voltando nessa linha.

Resposta

Porque para descrever a força é preciso dizer o módulo, sentido e direção.

Ver Outros Exercícios desse livro