Enunciado

2.2a Em uma experiência, um pombo-correio foi retirado de seu ninho, levado para um local a 5150 km do ninho e libertado. Ele retorna ao ninho depois de 13,5 dias. Tome a origem no ninho e estenda um eixo +Ox até o ponto onde ele foi libertado. Qual a velocidade média do pombo-correio em m/s para: b) O trajeto todo, desde o momento em que ele é retirado do ninho até seu retorno?

Passo 1

Bora lá! Aqui temos um pombo-correio que é retirado do seu ninho e liberado a 5150   k m de distância. Logo após ele retorna pro seu ninho e essa viagem de volta demora 13,5 dias!

Sabendo disso a gente quer calcular a velocidade média de todo o trajeto que o passarinho faz, ida e volta!

Para calcular a velocidade média vamos usar a seguinte fórmula:

v m = ∆ S ∆ t

Mas antes de aplicar, precisamos encontrar o deslocamento, ou seja, ∆ S . Mas repara, que ponto de partida dele é igual ao ponto final dele.

Em outras palavras, a distância da ida é a mesma da volta só que com sinais contrários temos que a variação da posição é dada como:

∆ S = 5150   m - 5150   m

∆ S = 0   m

Passo 2

Se ∆ S é igual a 0 e a velocidade média é:

v m = ∆ S ∆ t

Então teremos que:

v m = 0 ∆ t

v m = 0   m/s

Prontinho!

Resposta

v m = 0   m/s

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Com o plecóptero não bate asas, não pode voar. Entretanto, quando o inseto está na superfície da água, pode navegar usando as asas como velas, suponha q você esteja estudando plecópteros que se movem
Em 1889, em Jubbulpore, Índia, uma disputa de cabo de guerra finalmente terminou após 2h41m i n , com a equipe vencedora deslocando o centro da corda uma distância de 3,7m . Qual foi o modulo da veloc
A cabeça de uma cascavel pode sofrer uma aceleração de no momento em que a cobra dá o bote. Se um carro tivesse a mesma aceleração, quanto tempo levaria para atingir uma velocidade de 100 k m / h a pa
Um pisca de olhos dura, em média, cerca de 100m s . Qual é a distância percorrida por um caça MiG-25 “Foxbat” durante um piscar de olhos do piloto se o avião está se movendo a 3400k m / h ?
Se o lançador de beisebol arremessa a bola com uma velocidade horizontal de 160 k m / h , quanto tempo a bola leva para chegar à quarta base, que está a 18,4 metros de distancia?