Enunciado

53. A atmosfera do planeta Marte é constituída por 95,3 % de dióxido de carbono ( C O 2 ) e cerca de 0,03 % de vapor d’água. A pressão atmosférica é de apenas 600   P a , e a temperatura da superfície do planeta varia de - 30   ° C até - 100   ° C . As camadas de gelo polares contêm gelo de C O 2 e gelo de água. Poderia existir C O 2 líquido sobre a superfície de Marte? Poderia existir água líquida? Justifique sua resposta.

Passo 1

Nesse exercício vamos trabalhar com a análise da figura 18.24 do nosso livro, vamos com calma e prestando bem atenção porque essa questão se trata de analisar e concluir através da análise.

Ah, também vamos usar duas informações importantes dada pela tabela 18.3 que nos diz a pressão do ponto triplo da água e do C O 2 .

Então vamos lá!

Passo 2

Na figura 18.24 podemos ver que não há fase líquida abaixo da pressão do ponto triplo, correto? Vamos trazer isso para vida!

A tabelinha 18.3 nos diz a pressão do ponto triplo da água e do C O 2 que são, respectivamente, 610   P a e 5,17 ⋅ 10 5   P a .

Contudo o enunciado nos diz que a pressão atmosférica de Marte equivale a 600   P a , e o que isso quer dizer? Bom, quer dizer que a pressão é abaixo da pressão do ponto triplo tanto da água quando do C O 2 , ou seja, eles não podem existir em sua fase líquida em Marte.

Resposta

Não, pois a pressão de ponto triplo da água e do C O 2 é maior que pressão atmosférica de Marte.

Ver Outros Exercícios desse livro