Enunciado

14. Calçando sapatos com travas no solado, um corredor empurra um trenó de 20   k g sobre o gelo sem atrito por meio de uma mola horizontal cuja constante elástica vale 150   N / m . A mola está esticada 20   c m em relação ao comprimento de equilíbrio. Qual é a aceleração do trenó?

Passo 1

Esse problema é um problema simples onde o sistema é conservativo.

Se desenharmos o diagrama de forças do trenó podemos ver que há 3 forças atuando sobre ele: Força Peso, Normal e uma Força Elástica feita pela mola.

A força peso e a normal irão se cancelar, ou seja, a única força que irá gerar uma aceleração no trenó é a força elástica.

Com isso vamos resolver o exercício.

Passo 2

Sabemos bastante que F = m a , e como falamos no passo anterior só a força elástica vai contribuir para aceleração do movimento, ou seja:

F e l = m a

Mas sabemos que a força elástica é dada por:

F e l = k ∆ x

Igualando as duas:

k ∆ x = m a ⇒ a = k ∆ x m = ( 150   N / m ) ( 0,20   m ) 20   k g = 1,50   m / s ²

Resposta

a = 1,50   m / s ²

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

17. Uma massa de 5,0k g , suspensa por um dinamômetro, é gradualmente empurrada para baixo sobre uma mola vertical, como mostrado na FIGURA EX10.17. O dinamômetro marca o peso em newtons. Quanto marca
15. Duas bolas de argila, de massas conhecidas, são suspensas em um teto por meio de molas sem massa e de mesmo comprimento. Elas mal se tocam quando ficam suspensas em repouso. Uma delas é puxada par
13. mola de uma arma de brinquedo atira uma bola de plástico com rapidez v 0 . A mola, então, é comprimida em uma distância duas vezes maior do que na primeira vez em que foi disparada. Por que fator
12. Uma mola está comprimida em 10c m . Em quanto deve ser comprimida uma mola de constante elástica duas vezes maior a fim de armazenar a mesma quantidade de energia?