Enunciado

Começando com a situação de equilíbrio do problema 117 , o sistema inteiro (balança, mola, copo e bola) agora está sujeito a uma aceleração para cima de magnitude a (em um elevador, por exemplo.) Repita os diagramas de corpo livre e os cálculos do problema 117 .

Passo 1

(a) O fato de que o sistema está acelerando para cima não muda as direções das forças, e nem implica na existência de novas forças, só exige que a resultante sobre todos os corpos seja vertical para cima.

Então podemos manter o mesmo diagrama de antes, mas notando que agora a resultante é necessariamente vertical para cima.

Passo 2

(b) Antes nós consideramos que as forças verticais que agem sobre a bola estão em equilíbrio, mas agora vamos colocar uma resultante m b a :

∑ F y = F m o l a - P = m b a

A força que a mola exerce sobre a bola pode ser calculada pela lei de Hooke:

k d - m b g = m b a

E então o deslocamento da mola nesse instante é:

d = m b ( g + a ) k

Passo 3

(c) E uma forma rápida de resolver essa questão é tomar o resultado do problema 117 :

N = m b g

E usar o que chamamos de gravidade efetiva. Se o sistema acelera para cima com aceleração a , nós podemos sem nenhum problema tratar ele como um sistema em que a aceleração da gravidade é:

g e f f = g + a

E então é só substituir g nas equações anteriores:

N = m b g e f f = m b ( g + a )

O que é um resultado bastante intuitivo, considerando que a medida da balança precisa aumentar quando o sistema acelera para cima.

Resposta

(a) Desenho.

(b) d = m b ( g + a ) k .

(c) A leitura da balança é m b ( g + a ) .

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Calcule as coordenadas do CM da placa homogênea indicada na figura, um círculo de 1m e de raio do qual foi removido um círculo de 0,5 m de raio, com uma separação de 0,25m entre os centros O e O’ dos
a) Ache as coordenadas do CM( centro de massa) da placa homogênea OABCD indicada na figura, dividindo-a em três triângulos iguais. b) Mostre que se obtém o mesmo resultado calculando o CM do sistema f
Os objetos da Figura 8.47 foram feitos com arames uniformes e dobrados nas formas indicadas. Ache a posição do centro de massa de cada um destes objetos.
Um pedaço uniforme de folha de metal é moldado conforme mostrado na Figura P8.34. Calcule as coordenadas x e y do centro de massa da folha.
Uma molécula de água consiste em um átomo de oxigênio com dois átomos de hidrogênio ligados a ela (Fig. P8.36). O ângulo entre as duas ligações é de 106 ° . Se as ligações têm comprimento de 0,100n m