O que descobriu Kepler a respeito da rapidez dos planetas e de suas distâncias em relação ao Sol? Foi tal descoberta que levou à ideia de que os satélites são projéteis em movimento sob influência do Sol?

Passo 1

Kepler descobriu que os planetas não se deslocavam com rapidez uniforme ao redor do Sol, mas que se moviam mais rapidamente quando estavam mais próximos do sol, e mais lentamente quando estavam mais afastados dele. Notou que o movimento se dá de forma que um raio ligando o sol e o planeta em órbita elíptica, varre áreas iguais em tempos iguais.

A 1 ∆ t 1 = A 2 ∆ t 2 = A 3 ∆ t 3

Passo 2

Apesar de Kepler ter sido o primeiro a usar a palavra “satélite” para caracterizar um corpo em órbita, ele não tinha uma ideia clara do motivo de os planetas se moverem dessa forma.

Portanto, Kepler não comparou o movimento de um satélite em órbita, com o movimento de um projétil qualquer sob influência de um campo gravitacional. Apesar de parecer simples enxergar que em ambos os casos, os corpos em órbita movem-se mais lentamente ao ir contra o campo gravitacional, e mais rapidamente ao ir a favor do campo, o astrônomo não fez uso dessa comparação.

Resposta

Kepler notou que o movimento dos corpos se dá de forma que um raio ligando o sol e o planeta em órbita elíptica, varre áreas iguais em tempos iguais. Kepler não relacionou a órbita dos satélites e projéteis de forma a chegar em alguma conclusão.

Ver Outros Exercícios desse livro