5.79. Um fazendeiro incita seu cavalo a puxar uma carroça. O cavalo refuga, dizendo que tentar isso seria inútil, pois estaria zombando da terceira lei de Newton. Ele conclui que não pode exercer uma força sobre a carroça maior do que a que a carroça exerce sobre ele e, portanto, não será capaz de acelerar a carroça. Qual é a sua explicação para convencer o cavalo a puxar?

Passo 1

Vamos para mais uma.

Para começo de conversa o cavalo realmente tem razão (supondo que o fazendeiro realmente encontrou um cavalo falante). Toda força que o cavalo exerce na carroça, a carroça exerce no cavalo também, mas isso não significa que ele não pode puxar a carroça.

Olha só, para andar o cavalo empurra o chão, e pela terceira lei de Newton sabemos que o chão empurra o cavalo de volta, e a outra força agindo no cavalo é a força de reação da carroça. Essas duas forças vão produzir uma resultante no cavalo, se o cavalo conseguir empurrar o chão com força suficiente ele consegue ir pra frente, mesmo a carroça puxando-o pra trás. E a carroça vai pra frente junto, já que a resultante sobre ela é a apenas a força que o cavalo exerce.

Resposta

Se a força resultante sobre o cavalo quando o chão empurra ele pra frente e carroça puxa pra trás for positiva, ele vai conseguir sair do lugar.

Ver Outros Exercícios desse livro