Enunciado

Do diagrama de fase na Figura 20-15 podemos tirar a informação de como variam com a altitude, os pontos de ebulição e fusão da água.

  1. Explique como esta informação pode ser obtida.
  2. Como esta informação pode influenciar os procedimentos de cozimento nas montanhas?

Passo 1

Legal galera, quando a altitude aumenta, a pressão diminui.

Pela curva OC podemos observar que, à medida que a pressão diminui, a temperatura da interface líquido-gás também diminui e, consequentemente, a temperatura de ebulição.

Já quando analisamos a curva OB, quando a pressão diminui há um pequeno aumento da temperatura da interfase e, da mesma forma, o ponto de fusão aumenta.

Terminamos a letra a, vamos para a b.

Passo 2

Bom, a temperatura de ebulição diminui com a altitude, certo? Então o alimento vai demorar mais tempo para cozinhar do que quando estamos no nível do mar.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

O diâmetro de uma molécula de oxigênio é cerca de 2,0 × 10 - 10m . Estimes qual deveria ser a pressão na qual o volume finito de moléculas produziria desvios mensuráveis do comportamento ideal na temp
Uma caixa cubida de 1,25 m de aresta contém 2500 abelhas zangadas, voando aleatoriamente com uma velocidade de 1,10m/a. Podemos imaginas esses insetos como esferas de 1,50 cm de diâmetro. Em média, a)
A velocidade de propagação de uma onda sonora no ar a 27° C é aproximadamente igual a 350m/s. Mediante comparação, calcule a) v q - m é d é das moléculas do nitrogênio; b) o valor qudratico médio de v
a)Calcule a energia cinética translacional aleatória total de 5,0 L de hidrogênio gasoso (massa molar igual a 2,016 g/mol), com uma pressão de 1,01 × 10 5 P a e a uma temperatura de 300 K. (Sugestão:
Dentre dois recipientes idênticos, um contem o gás A e o outro o gás B. As massas das moléculas desses gases estão são m A = 3,34 × 10 - 27 k g e m B 5,34 × 10 - 26k g . Ambos os gases estão à mesma p