Enunciado

Ver Outros Exercícios
desse livro

Um elétron está no eixo de um dipolo elétrico, a 25 nm de distância do centro do dipolo. Qual é o módulo da força eletrostática a que está submetido o elétron se o momento do dipolo é 3,6   x   10 - 29   C . m ? Suponha que a distância entre as cargas do dipolo é muito menor que 25 nm.

Passo 1

Um dipolo elétrico é uma coisa assim: pega uma carga positiva +q e uma carga negativa -q (as suas tem que ser q, ou seja, ter o mesmo valor, mas sinais opostos), bota uma perto da outra et voilá, temos um dipolo no estilo. Aí oh uma foto de um dipolo:

O que eu quero que você saiba é o seguinte: se as cargas estiverem muito perto (o “d” da figura é bem pequeno), podemos usar uma formulhinha meio chata de decorar, porque ela não aparece muito. Eh essa aqui:

E = 2 K p z 3

Esse é o campo que o dipolo produz em um ponto que está a uma distância “z” (usei “z”, em vez de “d” para não confundir com o “d” da figura). “p” é o valor do dipolo, e o “K” é o “K” de sempre, a constante eletrostática.

Passo 2

Também sabemos que F = q E . Aqui, q = e , porque a carga é um elétron. Assim, a força elétrica que o dipolo faz no elétron é

F = e × 2 K p z 3

Passo 3

E agora, José? Agora é só substituir. Aí fica assim:

F = ( 1,6.10 - 19   C ) × 2 8,99.10 9 N m 2 C 2 3,6.10 - 29   C m 25.10 - 9   m 3

F = 6,6   x   10 - 15   N

Resposta

F = 6,6   x   10 - 15   N

Exercícios de Livros Relacionados

Na figura abaixo, um elétron (e) é liberado a partir do repouso no eix
Suponha que a carga indicada na figura 21.29 a seja fixa. Uma pequena
Na Fig. 22-60, oito partículas estão no perímetro de um quadrado de la
Uma partícula carregada positivamente está livre para se mover em uma
Faça um esboço das linhas de campo elétrico entre duas cascas esférica