Enunciado

Por que a energia do estado 3s é consideravelmente mais baixa do que a energia do estado 3p para o sódio, enquanto no hidrogênio os estados 3s e 3p têm essencialmente a mesma energia?

Passo 1

O estado s , com l = 0 , é um estado ″penetrante″ no qual a densidade de probabilidade perto do núcleo é significativa. Consequentemente, o elétron 3 s no sódio está em uma região de baixa energia potencial por uma parte significativa do tempo.

Já no estado l = 1 , a densidade de probabilidade no núcleo é zero, então o elétron 3 p do sódio é protegido da carga nuclear pelos elétrons 1 s .

No hidrogênio, os elétrons 3 s e 3 p tem o mesmo potencial nuclear, por isso tem essencialmente a mesma energia.

Resposta

Explicação no passo a passo.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

19. Calcule a diferença de energia de energia entre o nível m s = 1 2 (‘spin para cima’) e o nível m s = - 1 2 (‘spin para baixo’) para o átomo de hidrogênio no estado 1 s quando ele é colocado em um
23. Modelo clássico do spin do elétron. a ) Se você imaginar o elétron como uma esfera clássica com raio igual a 1,0 ⋅ 10 - 27m , qual será a velocidade angular necessária para produzir um momento ang
28. As energias dos níveis 4 s ,4 p e 4 d do potássio são dadas no Exemplo 41.8 (Seção 41.4 ). Calcule Z e f para cada estado. Que tendência seus resultados mostram? Como explicar essa tendência?
25. Faça uma lista dos quatro números quânticos n , l , m l e m s para cada um dos dez elétrons no estado fundamental do átomo de neônio. Não consulte a Tabela 41.2 nem a Tabela 41.3 .
18. Um átomo de hidrogênio no estado n = 1 , m s = - 1 2 é colocado em um campo magnético com módulo igual 0,480T situado na direção z . a ) Calcule a energia (em elétrons-volt) da interação magnética