Enunciado

Enquanto a dançarina está no ar e mantendo uma pose fixa, qual é o módulo da força que seu pescoço exerce sobre sua cabeça? (a) 0 N; (b) 60 N; (c) 120 N; (d) 180 N.

Passo 1

A dançarina está no ar e fazendo uma pose, então ela está em queda livre.

A dançarina, incluindo todas as partes de seu corpo, estão em queda livre, então todos eles têm a mesma aceleração de 9.80 m / s 2 .

Como sua cabeça e pescoço têm a mesma aceleração para baixo, e isso é produzido pela gravidade, o pescoço não exerce nenhuma força na cabeça, portanto, a escolha (a) (0N) está correta.

Durante um movimento de queda como este, uma pessoa (incluindo sua cabeça) é frequentemente descrita como sendo “Sem peso”.

Resposta

Letra a é correta

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

1. Um alpinista está suspenso por uma corda no meio de uma grande fenda de um glaciar. A corda está na vertical. Identifique as forças exercidas sobre o alpinista
4. Um avião a jato está acelerando na pista durante uma decolagem. A resistência do ar não é desprezível neste caso. Identifique as forças exercidas sobre o avião
5. Uma flecha acaba de ser atirada por meio de um arco e está deslocando-se horizontalmente. A resistência do ar não é desprezível neste caso. Identifique as forças exercidas sobre a flecha.
3. Um jogador de beisebol está deslizando em direção à segunda base. Identifique as forças exercidas sobre ele.
Experimente isso! Levante sua mão direita com a palma perpendicular ao chão, como se você estivesse pronto para bater palmas. Desse jeito, você não pode manter algo na palma da mão porque ele cairia d