Enunciado

Um feixe luminoso monocromático incide perpendicularmente em um sistema de dupla fenda como o da Fig. 35-10. As fendas têm 46   μ m de largura e a distância entre as fendas é 0,30   m m . Quantas franjas claras completas aparecem entre os dois mínimos de primeira ordem da figura de difração?

Passo 1

A difração por uma rede de N ranhuras produz máximos em ângulos θ tais que

d   s e n   θ = m d λ

Os máximos de difração e d a distância entre as fendas

e para interferência teremos

a   s e n   θ = m a λ

os mínimos, a a largura da fenda

Passo 2

Vamos tomar a seguinte situação

d a = 300 × 10 - 6 m 46 × 10 - 6 m = 6,52

Iremos dizer que, o primeiro mínimo de difração acontece a uma distância do centro da figura de interferência um pouco maior que o máximo correspondente a m d = 6 da figura de interferência. Isso significa que a envoltória central inclui o máximo central da figura de interferência ( m a = 0 ) e seis máximos laterais de cada lado, o que nos dá um total de 6 + 1 + 6 = 13 franjas claras entre os dois mínimos de primeira ordem da figura de difração.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Em um experimento de dupla fenda, qual deve ser a razão entre d e a para que a quarta franja lateral clara seja eliminada? (b) Que outras franjas claras também são eliminadas?
Em uma figura de interferência de duas fendas, existem 10 franjas claras dentro do segundo pico lateral da envoltória de difração e mínimos de difração coincidem com máximos de interferência. Qual é a
Em um experimento de dupla fenda, a distância entre as fendas, d , é 2,00 vezes maior que a largura w das fendas. Quantas franjas claras existem na envoltória central de difração?
Quantas franjas claras aparecem entre os primeiros mínimos da envoltória de difração à direita e à esquerda no máximo central em uma figura de difração de dupla fenda se λ = 550n m , d = 0,150m m e a