Enunciado

A Figura mostra a aceleração transversal do ponto x   =   0   de uma corda com função do tempo t , quando uma onda com a forma geral y x , t = y m s e n ( k x - ω t + ϕ ) passa pelo ponto. A escala do eixo vertical é definida por a s = 400   m / s ² . Qual é o valor de ϕ ?

Passo 1

Bora lembrar de algumas coisas importantes. A primeira delas é que a aceleração de um corpo executando um movimento harmônico, distanciado de seu ponto de equilíbrio a uma distância igual a y é dada por:

a y ( x , t ) = - ω 2 y = - ω 2 y m s e n ( k x - ω t + ϕ )

Analisando o ponto em que x = 0 (caso dessa questão), a gente tem:

a y x = 0 , t = - ω 2 y ( 0 , t ) = - ω 2 y m s e n ( - ω t + ϕ )

Passo 2

Além disso, em t = 0 , a gente observa que a derivada da aceleração com relação ao tempo é negativa (pois a inclinação do gráfico está pra baixo nesse instante):

d a y d t = ω 3 y m cos ⁡ - ω t + ϕ < 0

Então cos ⁡ - ω × 0 + ϕ = cos ⁡ ϕ < 0

Olha uma coisa importante que encontramos:   cos ⁡ ϕ < 0 . Isso nos mostra implicitamente que ϕ está no segundo ou no terceiro quadrantes.

Passo 3

Ok! Vamos continuar nossa análise. O gráfico mostra que em t = 0 a y = - 100   m / s ² . Além disso, a aceleração máxima a m a x é a maior alcançada pelo gráfico e é igual a a m a x = 400   m / s ² . Então, a gente consegue escrever a aceleração no ponto x = 0 da seguinte forma:

a y = - a m a x s e n ( - ω t + ϕ )

Em t = 0 :

a y a m a x = - 1 4 = - s e n ( ϕ )

Então:

ϕ = a r c s e n 1 4 ≅ 0,25 r a d ou 2,9   r a d

Qual a resposta correta?

É aquela que corresponde a um dos quadrantes que comentamos no passo 1. Isso acontece com ϕ = 2,9   r a d , que está no segundo quadrante.

Resposta

2,9   r a d

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Dois pulsos de onda progressivos em uma corda são representados pelas funções de onda y 1 x , t = 0,020 2,0 + ( x - 2,0 t ) ² ² e y 2 x , t = - 0,020 2,0 + ( x + 2,0 t ) ² ²Onde x está em metros e t e
Uma onda de pressão harmônica, produzida por uma fonte distante, tem, na região onde você se encontra, frentes de onda planas e vertiais. Faça o sentido + x apontar para o leste e o sentido + y aponta
Escreva um programa de planilha eletrônica para calcular e plotar a função y x = 4 π s e n x - s e n 3 x 9 + s e n 5 x 25 - … = 4 π ∑ n - 1 n s e n 2 n + 1 x 2 n + 1 2 Para 0 ≤ x ≤ 4 π . Use apenas os
Em princípio, uma onda com praticamente qualquer forma arbitrária pode ser expressa como uma soma de ondas harmônicas de diferentes frequências. (a) Considere a função definida por f x = 4 π c o s x 1
Um fio de 2,00m de comprimento, fixo nas duas extremidades está vibrando em seu modo fundamental. A tração no fiio é de 40,0N e a massa do fio é de 0,100k g . A amplitude no meio do fio é de 2,00c m .