Enunciado

A FIGURA P1.55 mostra o diagrama de movimento de um carro que trafega por uma rua. Uma câmera tira uma foto da situação a cada 10   s . Dispõe-se de uma trena de marcação.

  1. Meça o valor da coordenada x do carro em cada ponto. Coloque seus dados em uma tabela semelhante à Tabela 1.1, mostrando cada posição e o instante de tempo correspondente.
  2. Trace um gráfico da posição versus tempo para o carro. Como você dispõe de dados referentes apenas a certos instantes de tempo, seu gráfico consistirá de pontos discretos não-interligados.

Passo 1

  1. Meça o valor da coordenada x do carro em cada ponto. Coloque seus dados em uma tabela semelhante à Tabela 1.1, mostrando cada posição e o instante de tempo correspondente.
  2. Antes de construir a tabela precisamos entender as informações que temos.

    Cada bolinha preta na Figura P1.55 representa a posição do carro no momento em que uma foto foi tirada e como uma foto é tirada a cada 10   s , entre bolinhas adjacentes sempre há uma diferença de 10   s , beleza?

    Montando a tabela:

    Passo 2

  3. Trace um gráfico da posição versus tempo para o carro. Como você dispõe de dados referentes apenas a certos instantes de tempo, seu gráfico consistirá de pontos discretos não-interligados.

Agora, para traçarmos o gráfico vamos usar os dados da tabela que montamos na letra a:

Resposta

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Um carrinho está rolando a uma velocidade constante sobre uma mesa nivelada quando uma bola é disparada de dentro dele, diretamente para cima.a. Ao descer, a bola aterrissará à frente do tubo do qual
Tarzan balança-se na floresta pendurado por um cipó.a. Imediatamente após lançar-se do galho de uma árvore para ir de cipó até outra árvore, a aceleração a → de Tarzan é nula ou não? Em caso negativo,
Um eletroímã fixado na fuselagem superior de um avião prende uma esfera de aço. Quando um botão é apertado, o eletroímã libera a esfera. O experimento é realizado enquanto o avião está estacionado no
Na FIGURA Q4.11, Zack passa por sua casa dirigindo seu carro. Ele quer atirar seu livro de física pela janela e fazê-lo aterrissar na pista de acesso à sua garagem. Se ele atirar o livro exatamente qu
Ordene em seqüência, do menor para o maior (alguns podem ser simultâneos), os intervalos de tempo que os projéteis da FIGURA Q4.8 levam para chegar ao solo. Despreze a resistência do ar.