Enunciado

4. Na FIGURA Q5.4, o bloco B está caindo e, com isso, arrastando o bloco A sobre uma mesa. Quantos vetores força seriam representados no diagrama de corpo livre do bloco A? Liste-os.

Passo 1

Opa! Aqui vamos nós pra nossa quarta questão sobre força e movimento!

E essa também é uma questão conceitual! Viu só que beleza!

Olha só! O nosso bloco de estudo, que é o bloco A , não sai voando por aí, né não!? Isso porque ele está completamente em repouso na vertical. Ou seja, significa que as duas forças agindo sobre o bloco na vertical tem o mesmo módulo.

E quais são essas forças!? Ora bolas! São as forças que todo mundo conhece... A força gravitacional, P A , exercida sobre o bloco ou força peso, como quiser ser chamado e a força de reação normal, F N , exercida pela superfície da mesa sobre o bloco.

Agora vamos pra direção horizontal...

Bom! Tá meio na cara que vai haver uma força de tração, T , agindo sobre o bloco A , que vai ser responsável pelo seu deslocamento obviamente, para a direita.

Quanta à possível presença de outra força... A questão não nos fala que a superfície da mesa é áspera, ou outra coisa do tipo. Pra ser mais direto, iremos desconsiderar o efeito de atrito no nosso problema. Mas caso venha a ter, é só colocar a força de atrito no sentido contrário ao da força de tração, T .

Sendo assim, obtemos o seguinte diagrama de corpo livre para o bloco A ...

Com o atrito, ia ficar assim...

Resposta

F N → f o r ç a   d e   r e ç ã o   n o r m a l   d a   m e s a   s o b r e   o   b l o c o

P A → f o r ç a   g r a v i t a c i o n a l   s o b r e   o   b l o c o   A

T → f o r ç a   d e   t r a ç ã o

F c → f o r ç a   d e   t r a ç ã o   d o   c a b o

F g → f o r ç a   g r a v i t a c i o n a l   o u   f o r ç a   p e s o   d o   e l e v a d o r

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

5. Você arremessa uma bola no ar diretamente para cima. Imediatamente após tê-la lançado, que forças são exercidas sobre a bola? Para cada força de sua lista, (a) decida se ela é uma força de contato
9. Se um objeto encontra-se em repouso, você pode concluir que não existem forças exercidas sobre ele? Explique.
6. Uma força constante exercida sobre A o faz acelerar a 5m / s 2 . Exercida sobre B, a mesma força o faz acelerar a 3m / s 2 . Aplicada a C, ela o faz acelerar a 8m / s 2 . a. Qual dos objetos possui
7. Um objeto experimenta uma força constante que o acelera a 10m / s 2 . Qual será a aceleração do objeto se a. A força for duplicada? Explique. b. A massa for duplicada? c. A força e a massa forem, a