Enunciado

5. Você arremessa uma bola no ar diretamente para cima. Imediatamente após tê-la lançado, que forças são exercidas sobre a bola? Para cada força de sua lista, (a) decida se ela é uma força de contato ou de ação a distância e (b) identifique o agente correspondente.

Passo 1

Opa! Aqui vamos nós pra nossa quinta questão sobre força e movimento!

E é outra uma questão conceitual! Viu só que sorte a nossa! Não estamos pegando as questões nível “hard”.

Olha só! Pelo que nós aprendemos sobre este assunto, principalmente quando se trata do movimento em queda livre, que é o nosso caso aqui, uma força é certa nessa tipo de deslocamento... É a força gravitacional, F g , que é a responsável pela descendência do tijolo.

Bom! A questão não dá muitas informações extras! Mas esperamos que o problema seja uma situação real, ou seja, que aconteça com as condições físicas do nosso planeta, onde a resistência do ar, é um fator determinante em situações de queda livre. Isso significa que vai haver também uma força para cima, F r , que ira se opor ao movimento.

E ficamos então, com a seguinte imagem...

Passo 2

a) Bem! Enumeramos duas forças... A primeira força, que é a força gravitacional, é uma força de campo ou seja, uma força de ação a distância. Já no caso da força de resistência do ar, podemos considera-la como uma força de contato, ocasionada pela interação entre o corpo e o ar da nossa atmosfera.

A resistência do ar, é também chamada de força de arrasto, ou seja uma força que faz resistência ao movimento de um objeto sólido através de um fluido.

Passo 3

b) E quanto aos agentes correspondentes... Para a força gravitacional, temos que...

F o r ç a   g r a v i t a c i o n a l → C a m p o   g r a v i t a c i o n a l   t e r r e s t r e

E para a força de resistência do ar...

F o r ç a   d e   r e s i s t ê n c i a → A t m o s f e r a   ( A r )

Resposta

a)

F o r ç a   g r a v i t a c i o n a l   ( F → g ) → F o r ç a   d e   c a m p o

F o r ç a   d e   r e s i s t ê n c i a   ( F → r e s ) → F o r ç a   d e   c o n t a t o

b)

F o r ç a   g r a v i t a c i o n a l   ( F → g ) → C a m p o   g r a v i t a c i o n a l   t e r r e s t r e

F o r ç a   d e   r e s i s t ê n c i a   ( F → r e s ) → A t m o s f e r a   ( A r )

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Um alto-falante de 20 kg está suspenso 2,0 m abaixo do teto por dois cabos de 3,0 m de comprimento que formam ângulos iguais com a vertical. Quais as tensões nos cabos?
As três cordas da Figura EX6.2 estão amarradas em uma pequena argola muito leve. Duas delas estão presas a paredes perpendiculares, formando, cada qual, um ângulo com a correspondente parede. Qual o m
As três cordas da figura EX6.1 estão amarradas a uma pequena argola muito leve. Duas delas estão presas a paredes perpendiculares, formando, cada qual, um ângulo com a correspondente parede, e a terce
Um treinador de futebol senta-se sobre um trenó enquanto dois de seus jogadores exercitam sua resistência física arrastando o trenó através do campo por meio de cordas. A força de atrito sobre o trenó
3. Um tijolo cai do telhado de uma loja de três andares. Quantos vetores força seriam representados no diagrama de corpo livre correspondente? Liste-os.