Enunciado

A lei das junções de Kirchhoff é considerada como uma consequência de (a) conservação de carga, (b) conservação de energia, (c) leis de Newton, (d) lei de Coulomb, (e) quantização da carga elétrica.

Passo 1

Fala galera, tudo tranquilo? A lei das junções de Kirchhoff diz que a soma algébrica das correntes que saem de um nó é igual a soma algébrica das correntes que entram nesse nó:

∑ i s a i = ∑ i e n t r a

Tal lei decorre exclusivamente da conservação da carga elétrica, já que ela diz que os portadores de carga não podem sumir nem aparecer “do nada”. E é justamente isso que a lei da conservação da carga elétrica diz.

Passo 2

Você poderia responder (erroneamente) o item (e). Lembre-se que quantização de carga é diferente de conservação de carga. A quantização diz, basicamente, que e é a menor carga que podemos conseguir na natureza. Já a conservação diz que cargas elétricas não são criadas e nem destruídas.

Resposta

A resposta correta é o item (a).

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Explique por que, no exemplo 29-6, a energia cai à metade de seu valor inicial mais rapidamente do que a carga?
As regras dos nós e das malhas podem ser aplicadas a um circuito contendo um capacitor?
Uma lâmpada de 120V que opera a 25W acende normalmente quando ligada através de um conjunto de baterias. Uma lâmpada de 120V que opera a 500W quando ligada através do mesmo conjunto, acende fracamente
Explique em que circunstâncias a diferença de potencial entre os terminais de uma bateria pode exceder à fem da bateria?
Como poderíamos calcular Vb-Va na Fig. 29-5A, seguindo um caminho de a até b que não pertencesse ao circuito condutor?