Enunciado

Um liquido é agitado irregularmente em um recipiente bem isolado e, portanto, sua temperatura aumenta. Considere i liquido o sistema. a) Ocorre transferência de calor? Como você pode garantir? b) Existe trabalho realizado? Como você pode garantir? Pr que é importante que a agiação seja irregular? c) Qual é o sinal de ∆ U ? Como você pode garantir?

Passo 1

E aí galera, aqui aplicaremos:

∆ U = Q - W

W > 0 quando o sistema funciona.

Passo 2

  1. Diz-se que o contêiner é bem isolado, portanto não há transferência de calor.
  2. Passo 3

  3. Agitar requer trabalho. A agitação precisa ser irregular para que o mecanismo de agitação se mova contra a água, não com a água.
  4. Passo 4

  5. O trabalho mencionado na parte (b) é realizado no sistema, portanto, W < 0 e, como nenhum calor foi transferido, Δ U   =   - W > 0 .

A agitação adiciona energia ao líquido e essa energia permanece no líquido como um aumento na energia.

Resposta

  1. Não.
  2. Sim.
  3. - W   ( n e g a t i v o )
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Você faz biscoitos de chocolate no forno e os coloca, ainda quentes, em um recipiente com uma tampa não muito apertada. Que tipo de processo acontece com o ar dentro do recipiente à medida que os bisc
Um gás ideal se expande enquanto a pressão se mantém constante. Durante esse processo, o calor é transferido para o gás ou para fora dele? Justifique sua resposta.
Um líquido é agitado irregularmente em um recipiente bem isolado e, portanto, sua temperatura aumenta. Considere o líquido o sistema. Ocorre transferência de calor? Como você pode garantir? Existe tra
Quando você usa uma bomba de ar manual para encher os pneus da sua bicicleta, a bomba logo esquenta. Por quê? O que ocorre com a temperatura do ar na bomba quando você o comprime? Por que isso ocorre?
No carburador de um avião ou no motor de um automóvel, o ar flui através de uma abertura relativamente pequena, e a seguir se expande. Em um clima frio, com nevoeiro, algumas vezes se forma gelo nessa