Enunciado

Um objeto está a 15.0   c m à frente de uma lente convergente que tem distância focal igual a 15.0   c m . Uma lente divergente que tem distância focal de magnitude igual a 15.0   c m está localizada a 20.0   c m atrás da primeira. (a) Determine a posição da imagem final e descreva suas propriedades (por exemplo, real e invertida) e (b) desenhe um diagrama de raios para corroborar suas respostas para a Parte (a).

Passo 1

OPA, fala a boa, meu consagrado, para resolvermos essa questão usaremos a equação das lentes delgadas para encontrar a imagem formada na primeira lente, então utilizar essa imagem como objeto para a segunda lente, se liga na cara da equação:

1 s + 1 s ' = 1 f (1)

Vamos lá galera!

Passo 2

Para a parte (a), começaremos pelo expressando a localização da primeira imagem pela equação (1) e depois aplicar os valores determinados na questão:

s 1 ' = f 1 s 1 s 1 - f 1

s 1 ' = 15.0   c m ( 15.0   c m ) 15.0   c m - 15.0   c m

s 1 ' = ∞

Ou seja, nenhuma imagem é formada na primeira lente; Com s 1 ' = ∞ , a equação das lentes delgadas para a segunda lente se torna:

1 s 2 ' = 1 f 2

s 2 ' = f 2

s 2 ' = - 15.0   c m

Determinada a distância da segunda imagem, agora iremos calcular a ampliação total do sistema de duas lentes, que equivale a ampliação da segunda lente:

m =   m 2 = - s 2 ' s 1

m = - - 15.0   c m 15.0   c m

m = 1.00

Com esses resultados, determinamos que a imagem final se encontra à 20   c m do objeto, ela é virtual, direita e do mesmo tamanho que o objeto. Agora iremos para a parte (b).

Passo 3

Na parte (b) veremos que o diagrama de raios condiz com os resultados que encontramos anteriormente, observe:

PRONTO, fica bem, até a próxima!

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Repita o Problema 49, mas com a segunda lente substituída por uma lente divergente com distância focal igual a - 15c m .
Uma lente dupla-convexa simétrica tem raios de curvatura iguais a 10.0c m . Ela é feita de vidro com índice de refração igual a 1.530 para luz azul e igual a 1.470 para luz vermelha. Determine a distâ
Duas lentes convergentes, cada uma com distância focal igual a 10c m , estão separadas por 35c m . Um objeto está a 20c m à esquerda da primeira lente. (a) Determine a posição da imagem final usando u
Uma pessoa míope necessita de lentes com poder igual a 1.75D para ler confortavelmente um livro a 25.0c m de seus olhos. Qual é o ponto próximo desta pessoa sem lentes?
Um objeto está a 15.0c m à frente de uma lente convergente que tem distância focal igual a 15.0c m . Uma segunda lente convergente que também tem distância focal igual a 15.0c m está localizada a 20.0