Enunciado

Uma onda estacionária pode ser produzida em uma corda pela superposição de duas ondas que se propagam em sentidos opostos com a mesma frequência, porém com amplitudes diferentes? Justifique sua resposta. Uma onda estacionária pode ser produzida em uma corda pela superposição de duas ondas que se propagam em sentidos opostos com a mesma amplitude, porém com frequências diferentes? Justifique sua resposta.

Passo 1

Falaii galerinha do Responde ai, tudo belezinha?

Para resolvermos este problema vamos utilizar do nosso conhecimento sobre modos normais de uma corda, descrito na seção 15.8 deste capítulo.

As ondas propagadas em cordas são as responsáveis por gerar sons, essas cordas são utilizadas em instrumentos musicais.

Onde poderemos ver que essas ondas transportam energia, apresentando uma potência.

Passo 2

Sendo dois pulsos de mesma frequência, mesmo comprimento de onda e a mesma amplitude, mas que se propagam em sentidos opostos numa corda fixa e que a fonte apresenta uma mesma frequência e quando ocorre à superposição das ondas incidentes e refletidas da origem, é denominada onda estacionária.

Sendo assim, uma onda estacionária não pode ser produzida com frequência e amplitudes diferentes, pois as duas ondas devem apresentar as frequências e amplitudes iguais.

“O coelho está certo, e ele é claramente o mais inteligente entre vocês!”

Resposta

Resposta nos passos.

Exercícios de Livros Relacionados

E possível produzir uma onda longitudinal em uma corda esticada? Justifique sua resposta. É possível produzir uma onda transversal em uma barra de aço? Justifique. Caso suas respostas sejam positivas
A energia pode ser transferida ao longo de uma corda por movimento ondulatório. Todavia, em uma onda estacionária em uma corda, nenhuma energia pode ser transferida além de um nó. Por que não?
Um intervalo musical de uma oitava corresponde a um fator 2 na frequência. Qual é o fator de aumento da tensão na corda de um violão ou de um violino para que sua altura aumente em uma oitava? E para
Para ondas transversais em uma corda, a velocidade da onda é igual à velocidade de qualquer parte da corda? Explique a diferença entre essas duas velocidades. Qual delas é constante?
Para o movimento ondulatório descrito neste capítulo, a velocidade de propagação depende da amplitude? Como você pode afirmar isso?