Enunciado

Uma partícula de 2,0   k g se move diretamente para o leste com uma rapidez constante de 4,5   m / s , ao longo de uma linha oeste-leste. (a) Qual é sua quantidade de movimento angular (incluindo a orientação) em relação a um ponto que está a 6,0   m ao norte da linha? (b) Qual é sua quantidade de movimento angular (incluindo a orientação) em relação a um ponto que está a 6,0   m ao sul da linha? (a) Qual é sua quantidade de movimento angular (incluindo a orientação) em relação a um ponto que está a 6,0   m diretamente a leste da linha?

Passo 1

Nessa questão ele pede pra gente calcular a quantidade de movimento angular em 3 pontos diferentes. Sabemos o seguinte:

L → = r → × p →

Podemos fazer o seguinte:

L = m v r s e n ( θ )

Onde θ é o vetor entre a velocidade (que tem a mesma direção e sentido de p → ) e r → . E vamos usar a regra da mão direita pra ver a orienteção!

Passo 2

(a) Nesse primeiro caso temos o seguinte: L = m v r s e n θ

Logo,

L = 2   k g ⋅ 4,5 m s ⋅ 6,0   m ⋅ s e n 90 ° = 54   k g ⋅ m 2 s

Pela regra da mão direita:

Rodando leste (direção da velocidade) até o norte (direção do vetor raio), vemos que o vetor momento angular está saindo do papel!

(b) Nesse segundo caso temo o seguinte:

L = 2   k g ⋅ 4,5 m s ⋅ 6,0   m ⋅ s e n 90 ° = 54   k g ⋅ m 2 s

Pela regra da mão direita:

Rodando do leste (direção da velocidade) para o sul (direção do vetor raio), vemos que o vetor está entrando no papel!

Passo 3

Pra acabar!!

(c)

L = 2   k g ⋅ 4,5 m s ⋅ 6,0   m ⋅ s e n 0 ° = 0

Resposta

  1. L = 54   k g ⋅ m 2 s saindodo plano do papel
  2. L = 54   k g ⋅ m 2 s entrando no plano do papel
  3. L = 0
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

A figura mostra uma polia, na forma de um disco uniforme, por onde passa uma corda. A circunferência da polia é 1.2 m e a sua massa é 2,2 k g . A corda tem 8,0 m de comprimento e sua massa é 4,8 k g .
O termo precessão dos equinócios se refere ao fato de que o eixo de rotação da Terra não permanece fixo, mas varre um cone a cada 26.000 anos. (É por isto que nossa estrela Polar não será uma estrela
Como indicado no texto, de acordo com o modelo padrão de física de partículas os elétrons são partículas pontuais sem extensão espacial. (Esta suposição tem sido confirmada experimentalmente, tendo-se
Você recebe um fino e pesado disco de metal (como uma moeda, mas maior) de 0,500 k g de massa e 0,125 m de raio. (Objetos como este são chamados de discos de Euler.) Colocando o disco sobre uma plataf
Estime a razão entre as velocidades angulares de um mergulhador na posição de agachamento, ao iniciar o salto, e na posição mais estendida, durante o salto.