No pensamento de Kepler, qual seria a direção da força sobre um planeta? No pensamento de Newton, qual era a direção da força?

Passo 1

Johanes Kepler enunciou as leis que regem o movimento planetário. Suas três leis descrevem as leis que regem o movimento planetário.

Foi Newton quem, apoiando-se nas leis de Kepler, concluiu que para os planetas descreverem órbitas ao redor do Sol, eles devem estar sujeitos a uma força centrípeta, caso contrário, eles não delineavam trajetórias circulares. Segundo ele, a força que faz com que os planetas estejam constantemente em órbita é do mesmo tipo que a força que a Terra exerce sobre um corpo em suas proximidades. O enunciado da lei de Newton que descreve a força gravitacional é:

“Dois corpos atraem-se com força proporcional às suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que separa seus centros de gravidade.”

Portanto, segundo ele a direção da força é a que liga os centros dos planetas.

Resposta

Newton, apoiando-se nas leis de Johannes Kepler, criou a lei que descreve a força gravitacional. Segundo ele a direção da força é a que liga os centros dos planetas.

Ver Outros Exercícios desse livro