Enunciado

Os problemas 36 a 42 mostram um diagrama de corpo livre. Para cada um:

  1. Refaça o diagrama;
  2. Identifique a orientação do vetor aceleração a → , representando-o como um vetor em seu diagrama. Ou, se for apropriado, escreva a → = 0 → .
  3. Se possível, identifique a orientação do vetor velocidade v → , representando-o como um vetor com a notação apropriada.
  4. Redija uma curta descrição de um objeto real para o qual o diagrama de corpo livre desenhado seja apropriado. Use como modelos de descrição os exemplos 5.4 , 5.5 e 5.6 .

Passo 1

Olá, tudo bem?

Letra a)

Temos quatro forças: duas verticais e duas horizontais. Não há força resultante na direção vertical, logo a força gravitacional F → G e a normal n → são iguais em módulo e direção e possuem sentidos opostos.

As forças horizontais estão desequilibradas. A força tensora T → é maior e aponta para a direita. Há a força de atrito f → c , que é oposta ao movimento (SEMPRE), e aposta para a esquerda. O diagrama com essas forças fica assim ó:

Passo 2

Letra b) e c)

Como há força resultante, há também a aceleração. E esses dois vetores apontam na mesma direção =)

Então, como a tensão é maior e aponta para a direita, a força resultante F → R vai ser a soma vetorial de T → e f → c e vai apontar para a direita, assim como a aceleração a → . Esses vetores estão em roxo (força resultante) e em vermelho (aceleração) no desenho.

E como há movimento para a direita, então a velocidade também aponta nessa direção. O vetor velocidade v → está representado em verde.

O desenho com todos os vetores fica assim:

Passo 3

Letra d)

Existem duas forças verticais: uma força normal e uma força gravitacional. Elas são iguais e opostas, portanto, este é um objeto em uma superfície horizontal. Na direção horizontal existem duas forças: a força de atrito, oposta à direção do movimento e a força de tração, horizontal para a direita. Como há desequilíbrio de forças na horizontal, há movimento acelerado; portanto a força resultante e a aceleração apontam para a direita. Uma descrição possível é: "Um caminhão de reboque puxa um carro preso da lama".

Beleza?

Espero ter ajudado!

Vamos pra próxima?

Resposta

a ) ,   b ) ,   c )

d ) U m   c a m i n h ã o   d e   r e b o q u e   p u x a   u m   c a r r o   p r e s o   d a   l a m a

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Os problemas de 43 a 52 descrevem uma situação. Para cada uma delas, desenhe um diagrama de movimento, um diagrama de identificação das forças exercidas e um diagrama de corpo livre.51.Uma pessoa sobr
Os problemas de 43 a 52 descrevem uma situação. Para cada uma delas, desenhe um diagrama de movimento, um diagrama de identificação das forças exercidas e um diagrama de corpo livre.49.Uma bola de iso
Um caixote pesado está na carroceria de um caminhão. O veículo está acelerando para a direita. Desenhe um diagrama de movimento, um diagrama de identificação de forças e um diagrama de corpo livre par
“As forças fazem os objetos se moverem”. Você concorda ou discorda dessa afirmativa? Explique.
Uma bola é arremessada diretamente para cima e atinge v = 0 no ponto mais alto da trajetória. Ela se encontra em quilíbrio nesse instante? Explique.