Enunciado

Os problemas de 43 a 52 descrevem uma situação. Para cada uma delas, desenhe um diagrama de movimento, um diagrama de identificação das forças exercidas e um diagrama de corpo livre.

51.Uma pessoa sobre uma ponte atira uma pedra verticalmente em direção a água que está embaixo. A pedra acaba de ser liberada.

Passo 1

Um diagrama de movimento é uma representação ao longo do tempo da posição de um objeto.

Pra uma pedra que é arremessada verticalmente pra baixo, seu movimento vai ser de constante aceleração, até atingir a água.

Sem considerar a resistência do ar, temos o diagrama:

Passo 2

Os diagramas de forças exercidas e de corpo livre são diagramas que representam as forças que existem na situação avaliada. O de corpo livre, em especial, representa a forças que agem especificamente no corpo.

Pra pedra, que foi arremessada verticalmente pra baixo, temos a força do impulso que lançou a pedra e a força da gravidade. Desconsideramos aqui a força da resistência do ar.

Temos o diagrama:

Onde identificamos:

F g = força gravitacional

F i = força do arremesso

Os módulos das forças, representados pelos tamanhos das setas, aqui, são arbitrários.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

4. Na FIGURA Q5.4, o bloco B está caindo e, com isso, arrastando o bloco A sobre uma mesa. Quantos vetores força seriam representados no diagrama de corpo livre do bloco A? Liste-os.
9. Se um objeto encontra-se em repouso, você pode concluir que não existem forças exercidas sobre ele? Explique.
6. Uma força constante exercida sobre A o faz acelerar a 5m / s 2 . Exercida sobre B, a mesma força o faz acelerar a 3m / s 2 . Aplicada a C, ela o faz acelerar a 8m / s 2 . a. Qual dos objetos possui
7. Um objeto experimenta uma força constante que o acelera a 10m / s 2 . Qual será a aceleração do objeto se a. A força for duplicada? Explique. b. A massa for duplicada? c. A força e a massa forem, a
8. Um objeto experimenta uma força constante e acelera a 8m / s ² ². Qual será a aceleração deste objeto se a. A força for reduzida à metade? Explique. b. A massa for reduzida à metade? c. A força e a