Enunciado

Os problemas de 43 a 52 descrevem uma situação. Para cada uma delas, desenhe um diagrama de movimento, um diagrama de identificação das forças exercidas e um diagrama de corpo livre.

50.Um revólver de mola dispara uma bola de plástico. O gatilho acaba de ser acionado e a bola está começando a se movimentar dentro do cano da arma, que está na horizontal.

Passo 1

Um diagrama de movimento é uma representação ao longo do tempo da posição de um objeto.

Pra uma bola que é arremessada de um revólver de mola, o começo do movimento tem a bola acelerando cada vez mais, até que ela saia do cano da arma.

Ao deixar o cano, começa a agir a gravidade na bola, dando início ao movimento na vertical,além do movimento na horizontal, que não se interrompe, mas é levemente desacelerado pela resistência do ar.

Temos a seguinte representação pro movimento da bola:

Aqui, o retângulo representaria o cano da arma.

Passo 2

Os diagramas de forças exercidas e de corpo livre são diagramas que representam as forças que existem na situação avaliada. O de corpo livre, em especial, representa a forças que agem especificamente no corpo.

Pro caso da bola que é disparada por um revolver de mola, temos a força de impulso do revólver, além da força gravitacional sobre a bola.

Enquanto dentro do cano, também age sobre a bola a força normal. Consideramos tambéma resistência do ar.

Representamos com setas as forças no diagrama de movimento.

As forças representadas em uma das esferas dentro do cano valem pra todas dentro do cano. As representadas na esfera fora do cano vale também pra outra.

Onde identificamos:

F g = força gravitacional

F N = força normal

F a r = força do tiro da arma

F r e s = força de resistência do ar

Os módulos das forças, representados pelos tamanhos das setas, aqui, são arbitrários.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Uma bola é arremessada diretamente para cima e atinge v = 0 no ponto mais alto da trajetória. Ela se encontra em quilíbrio nesse instante? Explique.
Os objetos descritos abaixo estão em equilíbrio estático, em equilíbrio dinâmico, ou não estão em equilíbrio?a.Um haltere de 200 libras mantido sobre sua cabeçab.Uma viga que está sendo erguida com ve
Kat, Matt e Nat estão discutindo sobre a razão por que um livro de física, colocado sobre a mesa, não cai. De acordo com Kat, “a gravidade puxa o livro para baixo, mas a mesa encontra-se no caminho, e
Os problemas 36 a 42 mostram um diagrama de corpo livre. Para cada um:Refaça o diagrama;Identifique a orientação do vetor aceleração a → , representando-o como um vetor em seu diagrama. Ou, se for apr
Os exercícios de 18 a 20 mostram duas das tres forças exercidas sobre um objeto em equilíbrio. Refaça o diagrama, mostrando as tres forças, em cada caso. Denote a terceira força por F 3 → .