Enunciado

Quantas vezes o coração de uma pessoa bate em toda sua vida? Quantos litros de sangue ele bombeia neste período? (Estime que em cada batida do coração o volume de sangue bombeado é aproximadamente igual a 50 c m 3 .)

Passo 1

Fala ae, beleza??

Nesse problema queremos estimar quantas vezes o coração de uma pessoa bate em toda sua vida e quantos litros de sangue ele bombeia neste período.

Parece complicado? 🤔

Você deve estar se perguntando como começar a fazer essa questão sem número nenhum, né? Então, já vou te contar qual o “pulo do gato”, teremos que estimar os valores que vamos usar. Significa que vamos dar uma pesquisada rápida e aproximar os valores que forem necessários no desenvolvimento do raciocínio.

Não precisa ser exatamente o valor real de cada coisa, pois o foco aqui é a ordem de grandeza, ok?

Veja só! 😉

Passo 2

A primeira suposição que vamos fazer é que o coração bata 1 vez por segundo. Também vamos supor que o tempo de vida é de 80 anos. Assim, teríamos uma quantidade de batidas do coração durante toda a vida igual a:

B a t i d a s = 60 s e g u n d o s × 60 m i n u t o s × 24 h o r a s × 365 d i a s × 80 a n o s

Que nos dá um total de:

B a t i d a s = 2 × 10 9

E assim, achamos a primeira parte da nossa resposta.

Tranquilo até aqui? 😁

Passo 3

Agora vamos estimar a quantidade de litros de sangue bombeada nesse período.

Pelo enunciado temos que a cada batida o coração bombeia 50   c m 3 de sangue.

Primeiro, vamos passar esse volume de sangue para litros. Pra fazer isso, lembramos que

1   d m 3 = 1 L

Como a unidade que melhor faz a correspondência é o d m 3 , temos que passar o c m 3 para d m 3 primeiro andando 3 casas com a vírgula, assim:

50   c m 3 = 0,05   d m 3

Agora, basta arrumar a unidade, já que 1   d m 3 = 1 L . Ficamos com:

0,05   d m 3 = 0,05   L .

Beleza, temos o volume bombeado em cada batida que o coração dá. Se achamos 2 × 10 9 batidas em toda a vida, podemos calcular o volume total bombeado fazendo:

V o l u m e = 2 × 10 9 × 0,05

V o l u m e = 10 8 L

Então, essa será a quantidade total de sangue bombeada em uma vida inteira. E é isso!!!

Entendeu tudo? Responde Aí! 😎

Resposta

B a t i d a s = 2 × 10 9

V o l u m e = 10 8 L

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Classifique as cinco quantidades em ordem decrescente. Se duas das quantidades forem iguais, dê-lhes a mesma classificação em sua lista. 0,032K g 15g 2,7 × 10 5m g 4,1 × 10 - 8G g 2,7 × 10 8μ g
Um pneu de automóvel tem durabilidade estimada de 50000m i l h a s . Em ordem de grandeza, quantas revoluções ele fará durante sua vida?
Calcule a ordem de grandeza da massa de uma banheira meio cheia de água.Calcule a ordem de grandeza da massa de uma banheira meio cheia de moedas de cobre.
Em ordem de grandeza, quantos afinadores de piano residem em Nova York? O físico Enrico Fermi era famoso por fazer perguntas como essa nos exames orais de qualificação para Ph.D.
Encontre a ordem de grandeza do número de bolas de tênis que caberia em uma sala de tamanho normal (sem serem esmagadas).