Enunciado

Rampa de salto com esqui. Você está projetando uma rampa de salto em esqui para as próximas Olimpíadas de Inverno. Você necessita calcular a altura vertical h , do portão de partida até o final da rampa. Os esquiadores empurram com força os seus esquis no início, bem acima do portão de partida, de modo a desenvolver uma velocidade típica de 2,0   m / s ao chegar ao portão. Por segurança, os esquiadores devem ter uma velocidade que não ultrapasse 30,0   m / s quando chegam ao final da rampa. Você determina que, para um esquiador de 85,0   k g em boa forma, o atrito e a resistência do ar realizarão um trabalho total com módulo de 4000   J sobre ele durante a descida da encosta. Qual é a altura máxima h para a qual a velocidade máxima segura não será ultrapassada?

Passo 1

Oi, galerinha! Tudo tranquilinho? A gente consegue achar a altura máxima h aplicando o princípio da conservação de energia.

Abaixo podemos ver como é a pista de esqui. Temos inicialmente que o esquiador sai de uma altura h , pega velocidade e salta de uma altura h ' menor que a altura h .

E i = E f

K i + U i = K f + U f + W

K energia cinética

U energia potencial gravitacional

W trabalho

Aqui temos

Repara que no segundo momento vamos ter que considerar o atrito envolvido.

Segundo o enunciado, os esquiadores saem pelo portão a uma velocidade de 2 m / s e chegam ao final com uma velocidade de 30   m / s gastanto uma energia de 4000   J com atrito e resistência do ar.

Agora trabalhar nessas equações!

Passo 2

Como tomamos a base onde os esquiadores passam a 30   m / s como nosso referêncial y = 0 , temos que a energia potencial nesse ponto também será zero, ou seja, U f = 0 .

Assim temos que

m v i 2 2 + m g h = m v f 2 2 + 0 + W

m massa

v i velocidade inicial

g gravidade

h altura

Assim podemos escrever h como

h = m 2 v f 2 - v i 2 + W

h = 85   k g 2 30   m s 2 - 2   m s 2 + 4000 J = 50,5   m

Resposta

h =   50,5   m

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Uma pedra está amarrada a uma corda e a outra extremidade da corda é mantida fixa. A pedra é largada com uma velocidade inicial tal que ela passa a descrever um movimento circular emum plano vertical.
Uma força variável F → é mantida tangencialmente a uma superfície semicircular (Figura 7.41). Variando lentamente a força, um bloco de peso w estica a mola ao qual ele está preso daposição 1 à posição
Verdadeiro ou falso:(a) Somente forças conservadoras podem fazer o trabalho.(b) Se apenas forças conservadoras atuam sobre uma partícula, a energia cinética da partícula não pode mudar.(c) O trabalho
Uma força conservativa única age sobre uma partícula de 5,00k g dentro de um sistema por causa da à interação com o resto do sistema. A equação F x=2 x+4 descreve a força, em que F x está em newtons e
Uma partícula cuja massa vale 1,0k g move-se ao longo do eixo x sob o efeito de uma força que varia com a posição na forma F = 5 N m ⋅ x - 3 N m 3 ⋅ x 3 . A) Calcule a energia potencial V ( x ) da par