Enunciado

A rapidez de Mach 2, a uma altitude de 60.000   f t , significa o mesmo que rapidez de Mach 2 próximo ao nível do chão? Explique claramente.

Passo 1

Não, pois o termo Mach 2 diz que a velocidade é duas vezes a velocidade do som numa dada altitude.

Passo 2

Tá, mas a velocidade do som não é sempre 340   m / s ? ! NÃO. Pois a velocidade depende da densidade e da temperatura, que irá mudar dependendo da altitude.

Passo 3

Portanto, vemos que a Mach 2 a uma altitude de 60.000   f t não representa a mesma velocidade de Mach 2 ao nível do chão, pois a velocidade do som depende da altitude.

Resposta

Não, pois a velocidade do som depende da altitude.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Um avião a jato voa passando verticalmente sobre sua cabeça com Mach 1,70 e permanece a uma altura constante de 950m . a) Qual é o ângulo α do cone das ondas de choque? b) Quanto tempo depois de o avi
Um avião voa a 1,25 vez a velocidade do som. O estrondo sônico produzido pelo avião atinge um homem no solo 1,00 min depois de o avião ter passado exatamente por cima dele. Qual é a altitude do avião?
Um avião a jato está voando a uma altitude constante com uma velocidade uniforme vs maior que a velocidade do som. Descreva o que está sendo ouvido por observadores situados nos pontos A, B e C no ins
Caso você esteja pilotando um avião supersônico, o que você ouve? Explique seu raciocínio. Em particular, você ouve um estrondo sônico contínuo? Justifique sua resposta.
Um avião produz estrondo sônico apenas no instante em que sua velocidade supera o valor Mach 1? Explique seu raciocínio.