Enunciado

Reveja o problema conceitual Exemplo 7 como forma de revisar conceitos importantes para resolver esse problema. Um carro se move para a esquerda, que é a direção negativa. A direção da viagem permanece a mesma durante todo o problema. O carro tem velocidade inicial de 27 m/s e durante um intervalo de 5 s, sua velocidade muda para (a) 29 m/s e (b) 23,0 m/s. Em cada caso, encontre a aceleração (magnitude e o sinal) e em qual dos casos teríamos o carro desacelerando.

Passo 1

E aí gente, tranquilidade??? Essa questão é uma MARAVILHA de questão, pois no quesito “conta”, vocês vão ver que temos pouca conta pra fazer, mas dá pra gente discutir alguns conceitos bem legais aqui.

Primerio de tudo, temos que a aceleração ela pode ser dada por duas maneiras:

v 2 = v 0 2 + 2 a   Δ s

v 2 - v 0 2 2 Δ s = a

Ou ainda de forma mais clássica, temos que:

v - v 0 t = a

Porém temos que lembrar sempre que velocidade e aceleracão são variáveis VETORIAIS, ou seja, tem direcão, sentido e magnitude.

O problema nos diz que a direção da viagem é dada na direção negativa do problema, certo? Então temos que nossas velocidades também estão na direção negativa!!!

Passo 2

(a)

a = v - v 0 t = - 29 - - 27 5 = - 0,4 m s 2

(b)

a = - 23 - - 27 5 = + 0,8 m s 2

Isso mostra pra gente que a aceleração é positiva no caso (b), ou seja, está na direção oposta da velocidade, indicando que estamos desacelerando o carro.

Resposta

  1. - 0,4 m/s²
  2. + 0,8 m/s² (desacelerando)
Ver Outros Exercícios desse livro