Enunciado

Por que a seção de choque diferencial de espalhamento próton-próton é necessariamente simétrica com relação a 90° no referencial do centro de massa?

Passo 1

Saalve, tranquilo?

Vamos lá resolver mais uma questão de física quântica?!

Passo 2

A seção transversal diferencial para espalhamento próton-próton é simétrica cerca de 90 ° no referencial no qual o centro de massa é estacionário porque as identidades das duas partículas são as mesmas. No espalhamento de nêutron-próton, o espalhamento de alto ângulo pode ser visto como resultado da troca de identidade no espalhamento de baixo ângulo.

Assim, validamos o argumento de que os espalhamentos de baixo ângulo são favorecidos. Mas no espalhamento próton-próton, isso não pode mais ser distinguido. Uma vez que uma dispersão de alto ângulo e uma dispersão de baixo ângulo com troca de identidade não podem ser separadas, portanto, sendo simétricas em torno do ponto médio.

Em outras palavras, a seção transversal será simétrica em cerca de 90 ° . Outra maneira de ver é que se um próton se espalha em um ângulo θ , então o outro tem que se espalhar em ( 180 ° - θ ) devido à simetria da reação.

Resposta

Explicação nos passos.

Ver Outros Exercícios desse livro