Enunciado

No sistema solar, uma partícula está sujeita a influência combinada da atração gravitacional do Sol e da força da radiação solar. Suponha que a partícula é uma esfera com uma massa especifica de 1,0 ⋅ 10 3   k g / m 3 e que toda a luz incidente é absorvida. (a) Mostre que, se o raio da partícula for menor que um certo raio crítico R, a partícula será ejetada para fora do sistema solar. (b) Determine o valor do raio crítico.

Passo 1

Como a partícula está sob a influência da atração gravitacional teremos uma força dada por:

F g = G M m R 2

Sabemos também a massa específica da esfera que é:

ρ = m V = 1,0 ⋅ 10 3 k g / m 3

Passo 2

a) Para mostrar que se o raio da partícula for menor que um certo raio crítico a partícula será ejetada para fora, vamos considerar r o raio da esfera. Sabemos que o volume da esfera é V = 4 π r 3 3 , isolando m   na densidade e aplicando na força gravitacional temos:

F g = G M m R 2 = 4 π G M ρ r 3 3 R 2

Mas sabemos que a potência irradiada pelo Sol, pode ser calculada por:

p r = I c = P A c = P r 2 4 R 2 c

A radiação emitida irá passar por um circulo de raio r , perpendicular a direção de propagação, desta forma será absorvido pela partícula e o módulo da força de radiação exercido sobre essa partícula será:

F r = p r A = π P r 2 4 π R 2 c = P r 2 4 R 2 c

Desta forma teremos a força gravitacional que é proporcional a r 3 e a força da radiação que é proporcional a r 2 , desta forma é esperado que partículas grandes sejam atraídas para o Sol pela força gravitacional e partículas pequenas sejam mandadas para longe pela força de radiação.

Passo 3

b) O valor crítico sera aquele no qual as duas forças são iguais, fazendo:

F g = F r

4 π G M ρ r 3 3 R 2 = P r 2 4 R 2 c

Isolando r :

r = 3 P 16 π G M ρ c

Substituindo os valores:

r = 3 ( 3,9 ⋅ 10 26 ) 16 π 6,67 ⋅ 10 - 11 1,99 ⋅ 10 30 1 ⋅ 10 3 3 ⋅ 10 8 = 5,8 ⋅ 10 - 7 m

Resposta

b) r = 5,8 ⋅ 10 - 7 m

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Quando um cometa se aproxima do Sol, o gelo da superfície do cometa sublima, liberando íons e partículas de poeira. Como os íons possuem carga elétrica, são empurrados pelas partículas carregadas do v
Em uma região do espaço onde as forças gravitacionais podem ser desprezadas, uma esfera é aceleradapor um feixe luminoso uniforme de intensidade 6,0n W / m 2 . A esfera, totalmente absorvente tem um r
Um feixe de 20kW de radiacao eletromagnetica enormal a uma superficie que reflete 50 por cento da radiacao.Qual a forca exercida pela radiacao na superficie?
Pequenas particulas são sopradas pelo sistema solar pela pressão de radiação da luz do Sol. Considere que cada particula seja esférica de raio r, massa especifica de 1,00 g/cm\' e absorva toda a radia