Enunciado

Voce recebe duas lentes convergentes com distancias focais de 75 mm e 25 mm.(a)Mostre como as lentes deveriam ser dispostas para formar um telescopio.Diga qual das lentes deve ser usada como objetiva e qual deve ser usada como ocular,qual a separacao entre elas e qual a ampliacao angular que voce espera.(b)Desenhe um diagrama de raios para mostrar como os raios de um objeto distante sao refratados pelas duas lentes.

Passo 1

Em um telescópio astronômico, as lentes oculares (distância focal curta) e objetiva (distância focal longa) são separadas pela soma de suas distâncias focais. Dadas essas duas lentes, usaremos a lente de 25mm como a lente da ocular e a lente de 75mm como a lente objetiva e vamos montar a 100 mm de distância.

A ampliação angular é então

M = - f 0 f e = - 75 m m 25 m m = - 3

Passo 2

Letra a:

A lente com uma distância focal de 75mm deve ser o objetivo. As duas lentes devem ser separadas por 100mm. A ampliação angular é -3.

Passo 3

Letra b:

Temos um diagrama de raios mostrando como os raios de um objeto distante são refratados pelas duas lentes. Uma imagem real e invertida do objeto distante é formada pela lente objetiva perto de seu segundo ponto focal. A lente ocular forma uma imagem ampliada e invertida da imagem formada pela lente objetiva.

Resposta

  1. - 3
  2. Ver resolução
Ver Outros Exercícios desse livro