Enunciado

Se você tocar a superfície de uma vidraça voltada para o interior de uma sala durante um dia muito frio, ela estará fria, mesmo se a temperatura da sala for confortável. Suponha a temperatura da sala igual a 20,0°C e a temperatura no exterior igual a 5,0°C, construa um gráfico de temperatura versus posição, iniciando em um ponto 5,0 m atrás da vidraça (no interior da sala) e terminando em um ponto 5,0 m na frente à vidraça. Explique os mecanismos de transferência de calor que ocorrem ao longo deste caminho.

Passo 1

Legal galera, vamos pensar um pouco sobre o que está acontecendo aqui.

O vidro é um excelente condutor de calor, dessa forma, próximo à vidraça a temperatura cai drasticamente, em ambos os lados (interior e exterior).

Então, a temperatura do ambiente interno é mantida à 20°C até que esteja bem próximo da superfície da janela, onde a temperatura começa a cair significativamente. A temperatura continua a cair ao longo da janela e próximo a ela, até alcançar 5°C.

Esboçando em um diagrama temperatura versus posição:

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Nos condicionadores de ar domésticos usados em climas secos, o ar é esfriado forçando-se a sua circulação através de um filtro embebido em água, ocorrendo vaporização de parte da água. Como o ar esfri
Uma pessoa enche uma xícara com café quente, com a intenção de tomá-lo cinco minutos depois. Para manter o café o mais quente possível, ela deveria cobri-lo com creme no momento em que enche a xícara,
Quando você retira uma torta de maçã do forno, a massa e o recheio estão na mesma temperatura. Contudo, ao cortar a torta, o recheio queima sua língua, mas a massa não. Por que existe essa diferença?
Um velho provérbio culinário diz que os alimentos cozinham melhor (mais uniformemente e sem queimar) em panelas pesadas de ferro fundido. Que características tomam essas panelas preferíveis?
O calor específico molar de certa substância varia com a temperatura de acordo com a seguinte equação empírica: C = 29,5 + 8,20 × 10 - 3 T Qual é o calor necessário para fazer a temperatura de 3,00 mo