Exercícios Resolvidos de Funções

Ver Teoria

Enunciado

Crie uma função que permita contar o número de vezes que aparece uma letra em uma string.

Passo 1

Fala, povo lindo! Se liga, a questão a gente criar uma função que conta quantas vezes uma determinada letra aparece em uma determinada string. Mas como vamos fazer isso?!

Bom, a nossa função precisa de duas informações pra funcionar: a letra e a string! Então, esses vão ser nossos parâmetros (caso tu não lembre, os parâmetros são as informações externas que uma função pode receber). Se liga em como vai ser a cara da nossa função:

Mas não esquece que o nome é arbitrário, jae? Eu que escolhi, e poderia ser qualquer nome! O ideal, no entanto, é usar nomes bem autoexplicativos, ok?! Belezaaa! Já temos a estrutura da nossa função, e precisamos só digitar o código dela. Bom, como podemos calcular o número de vezes que uma letra aparece na string?

Vamos ter que checar letra por letra. E, pra isso, bora usar o laço de repetição for!

Passo 2

Vamos criar uma estrutura de repetição que nos possibilite verificar cada uma das letras da string separadamente.

Olha esse for! Desse jeito, o código dentro do escopo do for vai ser executado pra cada uma das letras da string, e a letra vai estar dentro da variável “item” (nome que a gente escolheu, poderia ser qualquer outro nome). Bom, agora, a gente precisa saber se esse item é igual a letra que a gente recebeu como parâmetro.

Pronto! Dentro do escopo do if, a letra atual do loop é igual a letra que recebemos como parâmetro, então temos que contar pra resposta final. MAS COMO A GENTE FAZ PRA CONTAR?

Ah, a gente pode criar uma variável antes do loop e, a cada vez que encontrarmos um item igual a letra recebida, a gente soma 1!

Sacou? A gente inicializa a variável com 0 e, a cada ocorrência a gente soma 1 nela. No fim do loop for a gente vai ter a quantidade de aparições da letra na string. Aí a gente só precisa retornar esse resultado. Pra retornar a resposta, a gente usa a palavra-chave return.

Prontinho, irmão! Só falta dar aquela testadinha de leve pra ver se a gente fez tudo certo.

Passo 3

Pra testar, eu vou chamar essa função dentro de um print() do lado de fora da função.

Olha, contando ali, a string “responde aí” tem duas letras “e”. Vamo executar o programa pra ver se a função tá contando certo!

Opa! Contou certinho! Aeeee! Mas cara, não esquece que o enunciado pediu só a função. A gente digitou uns códigos depois pra fazer testes, mas depois que a gente testa, temos que apagar, jae? É isso aí, até a próxima, irmãozinho!

Resposta