Exercícios Resolvidos de Introdução aos comandos condicionais

Ver Teoria

Enunciado

Suponha que você tenha que desenvolver um programa que aplica impostos sobre valores de compras realizadas no exterior.

A principal função do programa é ter como entrada o valor de uma compra e analisar se esse valor é superior a 1.500,00 reais, caso seja o programa deve imprimir na tela uma frase dizendo que a compra foi taxada, caso contrário o programa deve imprimir na tela uma frase dizendo que a compra está dentro dos conformes.

De acordo com o programa descrito, onde se encontra uma situação condicional, ou seja, em que parte do programa instruções deixarão ou irão ser executadas de acordo com o resultado de uma comparação e quais são elas?

Passo 1

O trecho do código que melhor representa uma situação condicional é representado através das instruções de impressão na tela, pois elas dependem diretamente do resultado da comparação entre o valor do produto e o limite de taxação para serem executadas.

Resposta

Em outras palavras, a impressão da frase que o produto foi taxado só irá ser executada se o valor da compra for maior que o limite de taxação, ou seja a condição for verdadeira, caso contrário a impressão que será executada é a que o produto está dentro dos conformes.