Exercícios Resolvidos de Introdução aos registros (Structs)

Ver Teoria

Enunciado

Defina a estrutura e os campos com seus respectivos tipos básicos de acordo com a representação gráfica dada em forma de registro:

Passo 1

A primeira coisa que nós podemos fazer é utilizarmos o exemplo de produto dado (placa de vídeo) para identificarmos os tipos de cada campo.

Começando pelos tipos numéricos, temos código e quantidade como campos do tipo int (inteiros), já que não podemos ter meia placa de vídeo e não é comum utilizarmos valores reais para a identificação de produtos. Além disso, ainda temos o campo preço, que se trata de valores monetários e por isso deve ser do tipo float (ponto flutuante).

Por fim, também temos o campo que se refere ao nome do produto, que por ser uma cadeia de caracteres (string) será um vetor do tipo char.

Passo 2

Como já sabemos os tipos dos campos, podemos agora criar a estrutura p r o d u t o (que é o título do registro). Para isso, basta codificarmos o seguinte trecho de código:

Para isso basta codificarmos o comando struct e em seguida digitarmos o nome do registro, nesse caso p r o d u t o . Após isso e entre chaves, devemos declarar todos os campos dessa estrutura, esses campos serão:

  • c o d i g o que é uma variável inteira (tipo int);
  • n o m e que é um vetor de caracteres de 150 posições (vetor do tipo char);
  • p r e c o que é uma variável do tipo ponto flutuante (tipo float);
  • q u a n t i d a d e que é uma variável inteira (tipo int).

Por fim, depois do fechamento das chaves, não devemos nos esquecer do ponto e vírgula.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)