Exercícios Resolvidos de Manipulando Structs

Ver Teoria

Enunciado

Escreva um programa que receba dois structs do tipo “dma” (dd/mm/aa), cada um representando uma data válida e calcule o número de dia, meses e anos que decorreram entre as duas datas.

Passo 1

Começaremos esse programa definindo o seu escopo.

Observe que juntamente declaramos a estrutura d m a com os campos d i a , m e s e a n o . Essa, por sua vez, foi apelidada com o nome d a t a através do comando typedef.

Passo 2

Com o escopo definido, nós podemos declarar agora as variáveis que são essenciais para o desenvolvimento desse programa.

Aqui podemos analisar algumas informações sobre elas:

  • d 1 e d 2 são estruturas do tipo d a t a responsáveis por armazenar as datas que serão inseridas pelo usuário do programa;
  • d i f é uma estrutura do tipo d a t a responsável por armazenar em seus campos a diferença de dias, meses e anos das datas d 1 e d 2 .

Passo 3

Com tudo aquilo que será necessário já declarado, podemos requisitar ao usuário as duas datas que terão o seu intervalo contabilizado.

Passo 4

Tendo as datas armazenadas, basta realizarmos uma subtração entre os respectivos campos de d 1 e d 2 e atribuirmos o resultado a esse mesmo campo de d i f .

Passo 5

Por fim, basta realizarmos a impressão dos campos da estrutura d i f .

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)