Enunciado

Faça um programa que controla o consumo de energia dos eletrodomésticos de uma casa. Crie e leia cinco eletrodomésticos compostos por: nome (máximo de 15 letras), potência (em KW) e tempo ativo por dia. Após isso, leia um tempo t (em dia) e calcule e mostre o consumo total.

Passo 1

É uma ótima ideia começarmos esse programa pelo seu escopo.

Juntamente com ele declaramos uma estrutura p r o d u t o com os campos n o m e , p o t e n c i a e t e m p o A t i v o . Essa, por sua vez, foi apelidada de e l e t r o .

Passo 2

Com o escopo definido, podemos iniciar a declaração das variáveis.

As informações sobre elas nós podemos encontrar aqui:

  • i é uma variável contadora;
  • t é uma variável inteira responsável por armazenar a quantidade de dias passados;
  • c o i n j u n t o é um vetor de estruturas do tipo e l e t r o responsável por armazenar em seus campos os dados dos cinco eletrodomésticos inseridos como entrada.

Passo 3

Com as variáveis já declaradas, requisitaremos ao usuário o preenchimento do vetor de estruturas do tipo e l e t r o com os dados de cada eletrodoméstico.

Em seguida, também efetuaremos a leitura da quantidade de dias t que se passaram.

Passo 4

Por fim, basta percorrermos o vetor c o n j u n t o calculando o consumo total de cada eletrodoméstico e imprimindo essa informação na tela.

O consumo total, por sua vez, é calculado pela multiplicação da potência do aparelho, o seu tempo ativo por dia e a quantidade de dias que se passaram. Esse valor é dado em KW/h.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Exercícios Relacionados