Enunciado

79. Se a engrenagem interna D é mantida fixa e a barra de ligação AB gira com uma velocidade angular ω A B = 10   r a d / s , determine a velocidade angular da engrenagem C.

Passo 1

A velocidade do centro B da engrenagem C pode ser determinada como:

v B = ω A B r A B = 10 0,375 = 3,75   m / s

Passo 2

Como a engrenagem extrenar está mantida fixa, podemos afirmar que a velocidade do ponto de contato é igual á zero. Aplicando a equação da velocidade relativa entre o ponto de contato e o centro B, teremos:

v B = v P + ω C × r B / P

- 3,75 i = 0 + ω C k × 0,125 j

- 3,75 i = - 0,125 ω C i

Então,

- 3,75 = - 0,125 ω C

ω C = 30   r a d / s

Resposta

ω C = 30   r a d / s

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

71. Se o cilindro hidráulico encurta-se a uma taxa constante de v C = 0,6m / s , determine a velocidade da extremidade A da barra de ligação ACB no instante mostrado.
59. Determine a velocidade angular da engrenagem e a velocidade de seu centro O no instante mostrado.
63. Determine a velocidade do centro de gravidade G da hiela no instante mostrado. O pistao P está se deslocando para cima com uma velocidade de 7,5 m/s.
16.92. Se a extremidade A do cabo é puxada para baixo com uma velocidade V A = 4 m / s , determine a velocidade angular da bobina e a velocidade do ponto C localizado na borda exterior da bobina.
16.94. A roda está rigidamente fixada à engrenagem A , que está engrenada às cremalheiras D e E . Se D tem uma velocidade V D = 1,8m / s para a direita e a roda rola sobre o trilho C sem deslizar, det