Enunciado

A barra esbelta uniforme tem uma massa de 30   k g e é liberada a partir do repouso na posição próxima da vertical mostrada, onde a mola com rigidez de 150   N / m está sem deformação. Calcule a velocidade com que a extremidade A atinge a superfície horizontal.

Passo 1

Bom, vamos utilizar a lei de conservação de energia, mas primeiro, vamos escrever cada uma das equações de cada energia envolvida no processo. Vamos começar pela energia cinética, a barra parte do repouso, então a energia cinética inicial é zero, e a final será dada pela rotação da barra em torno do eixo O, a equação será:

T = 1 2 I ω 2

A energia potencial elástica da mola será zero na posição inicial da barra, pois não há deformação, sobrando apenas a energia potencial elástica final que é dada por:

U e = 1 2 k x 2

E por fim, a energia potencial gravitacional será zero na posição final do sistema já que colocaremos a altura da barra no final como a altura zero no referencial, sobrando apenas a inicial, que será dada por:

U g = - m g h

Relacionando as três:

T + U e + U g = 0

1 2 I ω 2 + 1 2 k x 2 - m g h = 0

Passo 2

Precisamos determinar o momento de inercia em relação ao ponto O, pelo valor tabelado para a barra com eixo passando em uma extremidade:

I = 1 3 m l 2

E reescrevendo ω em termos da velocidade linear do ponto A:

ω = v A l

Onde l é o comprimento da barra.

Também precisamos determinar o valor da deformação x da mola, para isso, calculamos a hipotenusa d formada pela barra entre o antes e o depois do movimento, e depois subtraímos o comprimento da mola:

d = 1.2 m 2 + 0.9 m 2

d = 1.5 m

E então x será:

x = 1.5 m - 0.3 m = 1.2 m

E por último, a altura h do centro de massa antes do movimento será a metade do comprimento da barra

h = 0.6 m

Passo 3

Nossa lei da conservação então fica:

1 2 1 3 m l 2 v A l 2 + 1 2 k x 2 - m g h = 0

Isolando v A :

v A = m g h - 1 2 k x 2 1 6 m

Substituindo valores:

v A = ( 30 k g ) ( 9.81 m / s 2 ) ( 0.6 m ) - 1 2 ( 150 N / m ) ( 1.2 m ) 2 1 6 30 k g

v A = 13.72   m / s

Resposta

v A = 13.72   m / s

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

A maleta A de 15k g é liberada do repouso em C . Depois de deslizar por uma rampa lisa, atinge a maleta B de 10k g que está originalmente em repouso. Se o coeficiente de restituição entre as maletas é
O bloco de massa m viaja a v 1 na direção θ 1 , mostrada no alto do declive liso. Determine sua velocidade escalar v 2 e sua direção θ 2 quando atingir a base.
A caixa A de 50k g é liberada do repouso sobre a rampa lisa. Depois de deslizar pela rampa atinge a caixa B de 100k g , que está em repouso contra uma mola de rigidez k = 10k N / m . Se o coeficiente
O canhão de mola 5k g repousa sobre a superfície lisa. Ele dispara uma bala de massa 1k g , a uma velocidade v ' = 6m / s relativa ao canhão, na direção mostrada. Se o canhão está originalmente em rep
143. O jato viaja a uma velocidade de 800 km/h, a 30° em relação à horizontal. Se o combustível está sendo gasto a 1,5kg/s, e o motor admite o ar a 200 kg/s, equanto o gás exaurido (ar e combustível )