Enunciado

Os blocos A e B têm massas de 7   k g e 10   k g , respectivamente. Usando os coeficientes de atrito estático indicados, determine a maior força P que pode ser aplicada à corda sem causar movimento. Há polias em C e D.

Passo 1

Fala aí, galerinha do Responde aí. Tudo bem? Partiu mais uma questão de Resmat.

Primeiramente, a força normal que sustenta os blocos é dada por:

F N = 7 + 10 9,81 = 166,77   N

Portanto, a força de atrito será:

F a t = 0,3 × 166,77 + 0,1 × 166,77 = 66,71   N

Portanto:

P = 66,71 N

Prontinho, esta é a força máxima que pode ser aplicada.

Resposta

P = 66,71 N

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Se θ = 30 ° , determine o menor coeficiente de atrito estático em A e B de modo que o equilíbrio da estrutura de suporte seja mantido, independentemente da massa do cilindro. Desconsidere a massa das
Determine a força horizontal P máxima que pode ser aplicada à argola de 12k g sem fazer com que ela gire. O coeficiente de atrito estático entre a argola e as superfícies em A e B é μ s = 0,2 . Consid
Se o coeficiente de atrito estático em A e B é μ s = 0,6 , determine o ângulo máximo θ para o sistema permanecer em equilíbrio, independentemente da massa do cilindro. Desconsidere a massa das hastes.
O disco de 100k g se apoia em uma superfície para a qual μ B = 0,2 . Determine a menor força vertical P que pode ser aplicada tangencialmente ao disco que causará o movimento iminente.
A argola uniforme de peso W está sujeita à força horizontal P . Determine o coeficiente de atrito estático entre a argola e as superfícies em A e B se a argola estiver na iminência de rotação.