1.

Dois automóveis, ambos tendo o centro de massa localizado como mostrado, a meia distância entre os eixos traseiro e dianteiro, são idênticos exceto que um tem tração dianteira e o outro tem tração traseira. Os carros são dirigidos à velocidade constante subindo rampas de várias inclinações. De um ponto de vista teórico de projeto, que carro subiria a rampa de maior ângulo de inclinação θ ? Justifique sua resposta.

Resolução
2.

A força P é aplicada ao caixote de 90   k g , que está em repouso antes que ela seja aplicada. Determine o módulo e a direção da força de atrito F exercida pela superfície horizontal sobre o caixote se:

  1. P = 300   N ;
  2. P = 400   N ;
  3. P = 500   N .

Resolução
3.

Determine o módulo e a direção da força de atrito que a parede vertical exerce sobre o bloco de 45   k g se:

  1. θ = 15 °
  2. θ = 30 °

Resolução
4.

A roda mostrada rolará para a esquerda quando o ângulo α do cabo for pequeno. Quando α for grande, a roda rolará para a direita. Determine, por inspeção da geometria do diagrama de corpo livre, o ângulo α para o qual a roda não rolará. Se o coeficiente de atrito estático μ s e a massa da roda é m , determine o valor de P para o qual a roda girará para o valor crítico de α .

Resolução
5.

Um bloco de massa m 0 é colocado entre a parede vertical e o pequeno rolete ideal da extremidade superior, A , da barra esbelta uniforme de massa m . A extremidade inferior, B , da barra repousa sobre a superfície horizontal. Se o coeficiente de atrito estático em B e também entre o bloco e a parede vale μ s , determine a expressão geral para o valor mínimo , θ m í n , de θ para o qual o bloco permanecerá em equilíbrio. Avalie sua expressão para μ s = 0,50   e m / m 0 = 10 . Para essas condições, verifique a possibilidade de haver deslizamento em B .

Resolução
6.

A força P é aplicada ao caixote de 50   k g quando ele está em repouso. Determine o módulo e a direção da força de atrito F exercida pela superfície sobre o caixote se

a )   P = 0

  b )   P = 200 N  

  c )   P = 250 N

d ) Que valor de P é necessário para iniciar o movimento para cima do plano inclinado? Os coeficientes de atrito estático e dinâmico entre o caixote e o plano são μ s = 0,25 e μ k = 0,20 , respectivamente.

Resolução
7.

O bloco de 50   k g está em repouso sobre a superfície horizontal e uma força P = 200   N , cuja direção pode ser variada, é aplicada ao bloco.

  1. Calcule o coeficiente de atrito estático μ s , entre o bloco e a superfície, se o bloco começa a deslizar quando θ é reduzido para 30   ° .
  2. Se P é aplicado com θ = 45 ° , calcule a força de atrito F .

Resolução
8.

Dois homens estão deslizando um caixote de 100   k g para cima no plano inclinado. Se o homem de baixo empurra horizontalmente com uma força de 500   N e se o coeficiente de atrito dinâmico vale 0,40 , determine a força trativa T que o homem de cima deve exercer na corda para manter o movimento do caixote.

Resolução

Esse conteúdo é exclusivo para cadastrados.

Cadastre-se grátis no maior portal de exatas do Brasil!

Relaxa, não vamos publicar nada no seu nome.

  • Resumões direto ao ponto
    Resumões
    direto ao ponto
  • Exercícios resolvidos passo a passo
    Exercícios resolvidos
    passo a passo
  • Videoaulas incríveis
    Videoaulas
    incríveis
  • Aulões Salva-Vidas
    Aulões
    Salva-Vidas

Muita matéria pra estudar?

Dexter Estudando

Cadastre-se para acessar os Resumões Gratuitos

Relaxa, não vamos publicar nada no seu nome.

  • Resumões direto ao ponto
    Resumões
    direto ao ponto
  • Exercícios resolvidos passo a passo
    Exercícios resolvidos
    passo a passo
  • Videoaulas incríveis
    Videoaulas
    incríveis
  • Aulões Salva-Vidas
    Aulões
    Salva-Vidas