Enunciado

O caminhão será usado para transportar a coluna de concreto. Se ela tiver um peso uniforme de w (força/comprimento), determine a colocação dos apoios a distâncias a iguais em relação às extremidades, de modo que o momento fletor absoluto máximo na coluna seja o menor possível. Além disso, represente graficamente os diagramas de força cortante e momento fletor para a coluna.

Passo 1

Primeiro, vamos determinar as reações:

∑ M 1 = - w L L 2 - a + F 2 L - 2 a = 0

F 2 = w L 2

∑ F y = 0 → F 1 + F 2 - w L = 0

F 1 = w L 2

As equações de momento serão:

M x 1 = - w 2 x 1 2

M x 2 = w L 2 x 2 - w 2 x 2 2 - w a L 2

Igualando para x 1 = a e x 2 = 0,5 L   , teremos:

a = 0,207 l

Passo 2

Fazendo os diagramas, teremos:

Resposta

a = 0,207 l

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

A força F = 400 N age no dente da engrenagem. Determine as cargas internas resultantes na raiz do dente, isto é, no centroide da seção a-a (ponto A).
A viga suporta a carga distribuída mostrada. Determine as cargas internas resultantes na seção transversal que passa pelo ponto C. Considere que as reações nos apoios A e B sejam verticais.
A lança DF do guindaste giratório e a coluna DE têm peso uniforme de 750 N/m. Se o guindaste e a carga pesam 1.500 N, determine as cargas internas resultantes nas seções transversais que passam nos po
Represente graficamente os diagramas de força cortante e momento fletor para a viga. Os dois segmentos estão interligados em B .
Represente graficamente os diagramas de força cortante e momento fletor para a viga.