Enunciado

Dois cabos ligados em C são carregados como mostra a figura. Sabendo que a tração máxima admissível em cada cabo é de 800 N, determine ( a ) a maior intensidade da força P que pode ser aplicada em C, ( b ) o correspondente valor de α .

Passo 1

Tá legal, vamos lá! Antes de começar o exercício, é sempre bom ter em mente as dicas que o próprio livro nos dá antes de cada seção de exercícios, na parte de “metodologia para resolução de problemas”. Então beleza, seguindo aquelas dicas, vamos começar fazendo o diagrama de corpo livre:

Passo 2

Agora que temos o DCL do problema, e temos três forças atuando, sendo somente uma delas desconhecida, vamos desenhar o triângulo de forças para o sistema:

Como as duas forças atuantes são iguais, o triângulo é isósceles, então, podemos encontrar o valor de β :

2 β + 85 ° = 180 ° → β = 47,5 °

Agora, podemos aplicar a lei dos senos para o triângulo de forças para encontrar o valor de P :

P sen ⁡ 85 ° = 800 sen ⁡ 47,5 °

Resolvendo a equação, temos:

P = 0,996 800 0,737 → P = 1080,7   N

Passo 3

Agora, para encontrarmos o valor de α , basta olharmos para o triângulo de forças do passo 2, que saímos com a equação:

50 ° + β + α = 180 °

Substituindo o valor encontrado para β e isolando α , temos:

α = 180 ° - 50 ° - 47,5 ° → α = 82,5 °

Resposta

P = 1080,7   N

α = 82,5 °

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

5.54. A barra uniforme AB possui peso de 75N e a mola está descarregada quando θ = 0 ° . Se θ = 30 ° , determine a rigidez k da mola.
5.58. Os discos lisos D e E possuem um peso de 1k N e 0,5k N , respectivamente. Determine a maior força horizontal P que pode ser aplicada ao centro do disco E sem fazer o disco D subir a rampa.
Determine as componentes horizontal e vertical da reação que os pinos em A , BeC exercem sobre a estrutura. O cilindro possui uma massa de 80 k g .
A estrutura é usada para sustentar o cilindro de 50 k g . Determine a força do pino em C sobre o membro A B C e sobre o membro C D .
O arranjo composto da balança de bandeja é mostrado na figura. Se a massa sobre a bandeja é de 4 k g , determine as componentes horizontal e vertical nos pinos A , BeC , e a distância x da massa de 25