Enunciado

O esqui suporta o peso de 900   N   ( ≈ 90   k g ) do homem. Se a carga de neve em sua superfície inferior for trapezoidal, como mostra a figura, determine a intensidade w e, então, represente graficamente os diagramas de força cortante e momento fletor para o esqui.

Passo 1

Primeiramente, podemos determinar w utilizando as equações de equilíbrio. Vamos desenhar o DCL com as forças resultantes de cada carregamento distribuído:

∑ F y = 0 → 2 + 1 × w 2 - 900 = 0

w = 600 N / m

Passo 2

Dado o valor de w, podemos fazer os diagramas de cortante e de momento fletor, respectivamente:

Resposta

w = 600 N / m

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Determine as cargas internas resultantes que agem na seção transversal que passa pelos pontos C e D da viga no Problema 1.15.
Determine a resultante das forças internas normal e de cisalhamento no elemento em: ( a ) seção a - a e ( b ) seção b - b , sendo que cada uma delas passa pelo ponto A . Considere θ=60 ° . A carga de
Determine as cargas internas resultantes que agem sobre: ( a ) seção a - a e ( b ) seção b - b . Cada seção está localizada no centroide, ponto C .
A viga suporta a carga distribuída mostrada. Determine as cargas internas resultantes nas seções transversais que passam pelos pontos D e E. Considere que as reações nos apoios A e B sejam verticais.
A força F = 400 N age no dente da engrenagem. Determine as cargas internas resultantes na raiz do dente, isto é, no centroide da seção a-a (ponto A).