Enunciado

Uma força e um binário são aplicados na extremidade de uma viga em balanço. Substitua esse sistema por uma única força F aplicada no ponto C e determine a distância d de C até a linha traçada pelos pontos D e E.

Passo 1

Oi oi, meu xuxuzinho!! Tudo bem com você?? Vamos analisar o que a nossa questão nos pede e matar essa em 10 minutos?? Bora. Bom, nosso enunciado nos diz que tem essa viga tem uma força puxando ali em B e nos pede uma força em C e sua distância em relação aos pontos D e E. Parece muita coisa, mas é tranquilo. Partiu??

Passo 2

Ok, nosso primeiro passo vai ser achar a força resultante para o B.

F = 360 j - 360 j - 600 k

F b = - 600   N   k

Passo 3

Pronto!! Agora vamos achar a distância.

360 0,15 = 600 d

d = 0,09   m      

Resposta

F b = - 600   N   k

d = 0,09   m      

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Se P=20 N, substitua os dois binários restantes por um binário único equivalente, especificando sua intensidade e a direção do seu eixo.
Um binário M de intensidade 18 N.m é aplicado no cabo de uma chave de fenda para apertar um parafuso em um bloco de madeira. Determine a intensidade das duas menores forças horizontais que são equival
Os eixos A e B são ligados à caixa de engrenagem do conjunto de rodas de um trator, e o eixo C se liga ao motor. Os eixos A e B estão no plano vertical yz, enquanto o eixo C está posicionado ao longo
Sabendo que P=0, substitua os dois binários restantes por um binário único equivalente, especificando sua intensidade e a direção do seu eixo.
Se P=88N, substitua os dois binários restantes por um binário único equivalente, especificando sua intensidade e a direção do seu eixo.