Enunciado

O movimento da barra A B é guiado por pinos presos em A e B , os quais deslizam nas fendas mostradas na figura. No instante mostrado na figura, 30 ° e o pino em A desloca-se para baixo com velocidade constante de 250   m m / s . Determine ( a ) a velocidade angular da barra, ( b ) a velocidade do pino na extremidade B .

Passo 1

Fala aí, galera. Tudo certo? Bora fazer mais questões de Mecânica pra ficar craque. Sabemos que a velocidade no ponto A é vertical (para baixo). Assim, expressando a relação entre velocidades v B , v A e v A / B , temos:

v B = v A + v B / A v B ∡ 15 ° = 2 50   m m / s   ↓ + [ v B / A ∡ 30 ° ]

Com isso, podemos construir um diagrama de vetores na fórmula de um triângulo e assim, utilizar a lei dos senos para determinar as velocidades. Temos:

v B sin ⁡ 60 ° = v B / A sin ⁡ 75 ° = 150   m m / s sin ⁡ 4 5 °

E então, podemos determinar a velocidade do pino v B utilizando esta relação, excluindo o termo do meio. Temos:

v B sin ⁡ 60 ° = 2 50   m m / s sin ⁡ 45 ° v B = 306,19   m m / s   ∡ 15 °

Passo 2

Através desta mesma relação, podemos determinar v B / A , mas desta vez, vamos excluir o termo inicial da relação e encontrarmos a velocidade v A / B . Fica assim:

v B / A sin ⁡ 75 ° = 2 50   m m / s sin ⁡ 4 5 ° v B / A = 341,51   m m / s   ∡   3 0 °

E então, sabemos que podemos encontrar a velocidade angular através da seguinte relação:

v B / A = A B ω A B 341,51 = 500 ω A B ω A B = 0 , 615   r a d / s

Isso é tudo, pessoal. Bora praticar mais!

Resposta

v B = 306,19   m m / s   ∡ 15 °

ω A B = 0,615   r a d / s

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

5/62) O centro C da roda menor possui uma velocidade v c = 0,4 m/s na direção mostrada . O cabo que liga as duas rodas está firmemente enrolado em torno das respectivas periferias e não desliza . Calc
Um bloco B de 1,5 kg é conectado por um cabo a um bloco A de 2 kg, que está suspenso por uma mola de 3 kN / m constantes. Sabendo que o sistema está em repouso quando a corda é cortada, determine (a)
Conforme a velocidade de rotação de um motor apoiado por mola é lentamente aumentada de 200 para 500 rpm, a amplitude da vibração devido ao desequilíbrio do rotor é observada diminuindo constantemente
A roda de 80 mm de raio mostrada na figura rola para a esquerda com uma velocidade de 900 mm/s. Sabendo que a distância AD é 50 mm, determine a velocidade do cursor e a velocidade angular da barra AB
74. No instante mostrado, o caminhão se desloca para a direita a 3m/s, enquanto o cano rola no sentido anti-horário a ω = 8r a d / s sem deslizar em B. Determine a velocidade do centro G do cano.